Caldas da Rainha e Óbidos recebem bandeira ECOXXI

0
212
Cerimónia decorreu, na semana passada, em Ermesinde

Torres Vedras, Lourinhã e Nazaré são os concelhos do Oeste com melhores resultados.

Caldas da Rainha e de Óbidos foram dois dos cinco municípios do país que se candidataram, pela primeira vez, à Bandeira Verde ECOXXI, galardão implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa Fee Portugal e Meo, que reconhece as boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal. Aquelas duas autarquias foram distinguidas, na passada quinta-feira, na cerimónia que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde (Valongo).
Através de 21 indicadores e 75 subindicadores, os municípios foram avaliados no que diz respeito o progresso anual das políticas municipais e o maior ou menor investimento em determinadas áreas, tendo Torres Vedras integrado o ‘top ten’ dos concelhos com melhor avaliação (índice ECOXXI 80%).
No segundo lote de concelhos com melhores práticas surgem Lourinhã e Nazaré (índice ECOXXI entre os 70 e 80%).
Este ano, candidataram-se a Município ECOXXI 2022 um total de 59 municípios de todo o país, tendo sido atribuídos 54 bandeiras ECOXXI.
Presente neste ranking desde 2019, a Câmara da Nazaré tem-se vindo a aproximar do lote dos dez concelhos com melhor pontuação, o que “demonstra o trabalho feito pelo Município na área da sustentabilidade, colocando-se ao nível dos principais municípios do país”, considera o vereador Orlando Rodrigues, que tem o pelouro do Ambiente.