Caldas da Rainha recebe escola de ativismo climático no dia 29 de março

0
84
- publicidade -

Caldas da Rainha acolhe este domingo, 29 de março, no CCC, uma escola de ativismo climático, no âmbito do projeto “Semear Ação”, promovido pelos embaixadores do Pacto Climático Europeu e pelas associações ambientalistas ZERO e Transitar.

A iniciativa, organizada localmente pela Ágora – Associação Ambiental, pretende capacitar os cidadãos para enfrentarem problemas ambientais e mobilizarem-se de forma eficaz na defesa do território.

O evento insere-se numa série de formações que decorrem em quatro localidades do país – Pombal, Caldas da Rainha, Guarda e Tourencinho –, com o objetivo de fortalecer o ativismo ambiental nas comunidades locais.

- publicidade -

António Gonçalves Pereira, embaixador do Pacto Climático Europeu e coordenador do Ecomood Portugal, que participará na ação das Caldas da Rainha, afirma que “serão dias de empoderamento em ação climática”. “As decisões políticas dependem muito da opinião pública, o que dá oportunidade aos cidadãos de influenciar as medidas que devem ser tomadas para a transição climática: é necessário, por isso, que as pessoas estejam mais bem informadas para originarem melhores decisões”, acrescentou.

Rita Prates, da ZERO – a associação que coordena em Portugal o Pacto Climático Europeu – sublinha a necessidade de os cidadãos conhecerem e saberem manejar as ferramentas democráticas que podem usar para expressar as suas preocupações: petições, reuniões, consultas públicas ou assembleias de cidadãos, manifestações, entre outras. “É muito importante que as pessoas se familiarizem com as formas de fazer ativismo, de lutarem pelos seus direitos ambientais e de alcançarem modos adequados e justos de promoverem a transição climática”, afirma Rita Prates.

Nos quatro locais onde irão decorrer as escolas de ativismo haverá também o Mural do Clima, um jogo com abundante informação sobre indicadores ambientais e climáticos. Todo o jogo se desenrola numa lógica de causa-consequência, transmitindo conhecimento e sublinhando os fenómenos físico-químicos que estão em curso no planeta devido às alterações climáticas. O Mural do Clima, que decorre pela manhã a partir das 10 horas, é um workshop científico, baseado no trabalho das Nações Unidas, que é disponibilizado em Portugal pela associação Transitar.

A escola de ativismo nas Caldas da Rainha decorrerá durante a tarde, a partir das 14 horas, e será uma oportunidade para os participantes adquirirem ferramentas e conhecimentos para agir em prol da sustentabilidade ambiental.

A participação está sujeita a inscrição, que pode ser feita para geral@agora-aa.pt ou pelo telefone 920583078.

- publicidade -