No próximo domingo, 15 de Março, pelas 15h00, vai realizar-se, no salão nobre da Câmara das Caldas da Rainha uma cerimónia evocativa dos 41 anos do Golpe das Caldas na qual será apresentado o projecto do monumento evocativo daquela data pelo escultor caldense José Santa Bárbara, há muitos anos radicado em Lisboa.
Trata-se, segundo este artista, de uma escultura que tem uma base representando vários muros e paredes a partir da qual irradia um cilindro – que pode simbolizar um canhão – que projecta vários elementos que dão a ideia de explosão e de festa. No conjunto, este trabalho é uma alusão ao primeiro passo para a queda da ditadura em Portugal e dos dias felizes que se lhe seguiram.
Esta escultura será colocada em frente à ESE.
Vão ainda ser entregues maletas pedagógicas aos Agrupamentos de Escolas e Colégios sobre esta temática. O evento vai contar com uma conferência sobre o 16 de Março visto pela imprensa estrangeira, proferida pelo jornalista Avelino Rodrigues (que foi padre nos Vidais e capelão do então RI 5 nos anos sessenta) e pela historiadora Joana Tornada.










