A Carta Local das Comunidades Estrangeiras, da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, será apresentada no dia 17 de Janeiro na Biblioteca Municipal. O evento terá início às 21h00.
Esta é uma iniciativa que, conforme Gazeta das Caldas noticiou em Abril deste ano, pretende conhecer os cidadãos estrangeiros que vivem nestas duas freguesias, para perceber as necessidades sentidas por cada comunidade no processo de integração, assim como as barreiras que encontram no dia-a-dia. O objectivo é reunir dados para posteriormente agilizar processos.
O projecto surgiu porque a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro sentiu a necessidade de ter conhecimento sobre este assunto, em vez de se basear naquilo que é a percepção geral.
Na prática o projecto foi liderado pelo técnico Ricardo Gomes, que durante nove meses recolheu informação de várias fontes para traçar uma radiografia com o perfil de cada comunidade, com informações como idades, profissões e números de filhos.
O investimento necessário para esta iniciativa estimava-se nos 2500 euros e previa-se que culminasse na criação do Conselho Local das Comunidades, pensado para ter um espaço físico de encontro e de onde surgiriam ideias para actividades sócio-lúdicas. Também estava previsto que esta experiência, que é pioneira a este nível de freguesias e que conta com a parceria da Gazeta das Caldas, poderia ser alargado à área urbana ou ao resto do concelho.