Caldas: Exposição conjunta alerta para a importância da água

0
154
Mostra reúne 75 ilustrações feitas pelos alunos

A exposição “Água, Um Bem Precioso”, com ilustrações dos alunos da DesenhosdoBruno – Academia, será inagurada amanhã, 25 de março, às 15h00, no Espaço do Coletivo, ao topo da Praça da Fruta.
A mostra reúne um conjunto de 75 ilustrações, cada uma feita por um aluno da academia de desenho, com idades entre os seis e os 19 anos.
A exposição resulta de um desafio lançado pela Gazeta das Caldas ao cartoonista Bruno Prates para a produção de um calendário ilustrado pelos alunos, tal como havia sido feito no ano anterior.
As propostas dos alunos para o calendário foram escolhidas, mas “decidimos logo fazer uma exposição de todos os trabalhos”, contou Bruno Prates.
Na preparação para a produção destes desenhos, os alunos fizeram pesquisa, por exemplo, através da observação de vídeos alusivos ao tema.
As ilustrações que fizeram, sob o mote: “Água, um bem precioso”, focam-se especialmente na questão do desperdício da água e “incidem muito naquilo que são os nossos comportamentos, são alertas, chamadas de atenção”, resume o cartoonista, notando que quando os projetos envolvem o jornal acarretam sempre uma grande motivação para os alunos.
Para a inauguração está prevista a realização de momentos musicais, proporcionados por alunos da Academia, que também estudam música.
A parceria com o Coletivo (café e restaurante que abriu recentemente ao topo da Praça da Fruta, no edifício do Turismo) para expor neste local, insere-se numa lógica de dinamização do comércio local e não só dos espaços institucionais.
“Este é um local que está aberto à realização de exposições e que é um ótimo sítio para expor os trabalhos”, salienta o cartoonista caldense que há seis anos, em 2017, decidiu abrir uma Academia de Desenho na cidade termal.
Também nessa lógica, a curto prazo, os alunos vão participar nas comemorações do 30º aniversário da loja Surfoz, através da realização de uma exposição que estará na montra daquele estabelecimento comercial. E esse projeto tem uma particularidade: é que os alunos irão ilustrar… pares de ténis! ■