Está a decorrer até 5 de Maio o Caldas Jovem, um programa de actividades de animação, desporto e formação dedicado aos mais novos. A abertura desta iniciativa estava prevista para esta terça-feira (já após o fecho desta edição), no CCC, com um painel intitulado “Hip-Hop Sou Eu”, tendo como oradores Malabá, Varela, Pedro Franco e Cabaceira, entre outros convidados. Malabá e Cabaceira irão ainda actuar no concerto Caldas Jovem da Festa Revolução das Associações de Estudantes, que se irá realizar na noite de 24 de Abril na Praça da Universidade.
Os jovens caldenses do 9º ao 12º ano poderão experimentar como é ser empresário por um dia, numa acção com o IEFP e a AIRO que permite que estes acompanhem o dia-a-dia de trabalho de um profissional da área que pretendem seguir.
Para os que ainda não sabem o que querem seguir na sua vida profissional, existirão sessões de esclarecimento no CCC e nas escolas acerca das opções que se apresentam a quem conclui o 9º e o 12º ano. O Cencal abrirá as portas a 30 de Abril para mostrar o que lá se faz.
No programa consta ainda uma sessão dedicada ao Orçamento Participativo Jovem Portugal, actividades náuticas (stand up paddle e canoagem) na Lagoa de Óbidos e exibição de curtas metragens do festival Shortcutz ao ar livre no Largo Dr. José Barbosa (30 de Abril).
Está prevista uma conferência sobre o associativismo jovem organizada pela JSD das Caldas na Expoeste e acções de sensibilização sobre activismo ambiental nas escolas.
Outra das propostas mais inovadoras é a “Missão: Sobrevivência”, nos dias 3 e 4 de Maio, na Foz do Arelho. Inspirada em programas televisivos com esta temática, a acção destina-se a um máximo de 40 participantes e é dinamizada pela empresa Dinâmicas Naturais.
Haverá ainda concursos de música e de talento, uma limpeza de praia e a quinta edição do “Saúde em 1º – O evento que te põe a mexer”, em Santa Catarina.
O Caldas Jovem é promovido pelo Centro de Juventude e pela Câmara das Caldas.