O município das Caldas da Rainha integra o Conselho Fiscal da Associação de Termas de Portugal no triénio 2015-2017, sendo representando pelo seu presidente, Tinta Ferreira. A autarquia entrou para a associação em final de Abril depois de o Centro Hospitalar do Oeste ter deixado de ser associado.
O vereador Hugo Oliveira, que tem tratado deste processo, disse à Gazeta das Caldas, que esta adesão à Associação das Termas de Portugal pretende marcar a posição da autarquia no sector, ao nível do trabalho que está a fazer para a reabertura do Hospital Termal. “Queremos vincar que estamos disponíveis para colaborar com a associação e numa perspectiva de desenvolvimento das Caldas da Rainha”, concretizou.
O autarca revela também que a integração do município nos órgãos sociais da associação é um “sinal claro” de que as Caldas tem o seu espaço no panorama termal nacional.
Entretanto, a autarquia já convidou a direcção da associação para vir visitar as Caldas e fazer nesta cidade a sua reunião.
No mesmo dia em que decorreu a Assembleia Geral (29 de Abril), os autarcas Tinta Ferreira e Hugo Oliveira, participaram no seminário “Protecção e Valorização do Recurso de Água Mineral Natural” e onde foram abordadas as temáticas do controlo analítico das águas e a monitorização das captações, entre outras.
A Associação das Termas de Portugal, actualmente liderada pela Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, foi constituída em 1996 e conta com 38 associados. Tem por objectivo a promoção e o desenvolvimento técnico, económico e social do termalismo e das termas portuguesas.