Caldas, rainha do Natal, já tem as ruas da cidade iluminadas

0
60
A Rua Heróis da Grande Guerra tem sido alvo de grandes elogios, pelo efeito criado pelos arcos. Trata-se, talvez, do ponto mais propício para as fotografias para as redes sociais ou para aproveitar este ano atípico para enviar um postal electrónico | Isaque Vicente

As luzes de Natal deste ano na cidade das Caldas foram ligadas na noite do passado sábado, 14 de novembro, aproveitando a hora de jantar e a coincidência com um jogo de futebol da Seleção Nacional para evitar ajuntamentos.
No total há 47 artérias da cidade iluminadas, num total de quase oito quilómetros. Uma das novidades é a existência de quatro árvores. A inauguração contou com vários membros do executivo municipal e também o presidente da ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas Rainha e Oeste), Luís Gomes, que no final relembrou que este ano não se devem deixar as compras para os últimos dias, sugerindo que se comecem já a preparar os presentes.

Associação comercial e autarquia querem que o Natal seja uma época de esperança, neste contexto de pandemia

“O apelo é que as compras sejam feitas cá e com tempo”, disse o dirigente, fazendo notar que Caldas tem o tipo de comércio ideal, até porque é considerada um centro comercial a céu aberto. Luís Gomes recordou, ainda, a importância desta mensagem de esperança, num ano atípico como este 2020.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, salientou que “apesar de vivermos um momento difícil, estamos contentes com o facto de termos iluminações tão bonitas”. O autarca realçou as “cores quentes, que têm como objetivo valorizar este momento que é o Natal, que é um momento de família”.
Tinta Ferreira admitiu que “há quem discuta se devemos fazer este tipo de iniciativa ou não”, mas fez notar que “as nossas crianças merecem a magia do Natal! As nossas crianças e famílias vão ficar contentes quando virem as luzes e as ruas decoradas. Estamos a espalhar a magia do Natal”. Tendo em conta o contexto de pandemia, o autarca apelou a que vivenciem esta época em família, com distanciamento social e com uso de máscara, sugerindo também que se façam passeios de carro.

Aposta na animação online
Tendo em conta a pandemia, a aposta deste ano será nos conteúdos digitais, estando previstas, por exemplo, a gravação de espetáculos para serem transmitidos online.
Está também prevista a criação de um projeto de realidade aumentada, que segundo a organização irá permitir aos utilizadores uma experiência de interacção com a própria cidade.
Para dinamizar o comércio serão entregues vouchers num valor total de cinco mil euros e as lojas terão sacos relativos ao projeto Caldas, Rainha do Natal.

A árvore na Praça 5 de Outubro é uma novidade deste ano | Isaque Vicente
A Praça da Fruta neste ambiente natalício | Isaque Vicente