Caldas vai ter a primeira Loja do Cidadão 3.0 do país. A candidatura do município caldense já foi aprovada pela AIMA. Terá a Segurança Social, com as inspeções médicas e a Autoridade Tributária e trata-se de um investimento a rondar os 1,7 milhões de euros de obra (que deverá ser financiado por fundos estatais), com a conclusão até final de março de 2026, sendo a abertura dois meses depois. Ficará ao lado da OesteCIM e terá uma gestão a cargo do município. “Foi um trabalho de um ano e meio da minha parte”, referiu o vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato. Para os cidadãos a melhoria é ter tudo num local, modernizado. A proximidade ao centro e a estacionamento foram mais-valias do projeto que, acredita, será complementar para a região.
O mesmo responsável aproveitou para anunciar que foi feito o contrato e adjudicação da obra da Rua da Estação, cuja consignação “será o mais rápido possível”, estando “em diligências com a IP” e crendo “que iniciaremos a 21 de setembro e terminaremos em junho do próximo ano”. Já a Estrada Norte, tem concurso feito e aguarda visto do Tribunal de Contas. O objetivo é “iniciar a obra, no máximo, a 17 de novembro” e inclui ciclovia.
Estão também a desenvolver o projeto da mobilidade suave (que envolve o rebaixamento de passeios nas zonas das passadeiras) e a fazer pavimentações e estabilização de taludes e vias no concelho.
A creche dos Carreiros e as obras no CRO já têm concurso lançado e a requalificação energética da Biblioteca, avaliada em 1,7 milhões, também vai avançar brevemente.
Estão também a decorrer as obras no Centro da Juventude e no Pátio dos Burros. ■