Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 23:21
- publicidade -
InícioSociedadeCaldense coordena projeto de conservação premiado

Caldense coordena projeto de conservação premiado

-

A bióloga caldense Sofia Reboleira irá coordenar o projeto Barrocal-Cave que tem por principal desafio a conservação da Gruta do Vale Telheiro, situada na zona do Barrocal do Algarve, que foi recentemente reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea. Pretende-se criar “informação útil para a proteção da gruta, bem como um quadro para a sua futura avaliação ecológica, garantindo a sua sustentabilidade”, refere a investigadora, acrescentando que está ainda prevista uma proposta de enquadramento legal para a proteção do habitat e das espécies mais relevantes.
O projeto, que venceu o Prémio Belmiro de Azevedo-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com um financiamento atribuído 163,9 mil euros, tem como parceiros a Universidade Lusófona e a Universidade do Algarve e o apoio da Câmara de Loulé, proprietária do terreno onde se encontra a gruta e do Centro de Ciência Viva do Algarve.
A gruta do Barrocal é considerada um sítio único em Portugal e enfrenta diversas ameaças, como a urbanização e degradação de áreas de influência superficial. É por isso necessário o seu estudo, proteção e restauração de áreas degradadas, a fim de gerar informações úteis para a sua proteção e um quadro para a sua futura avaliação ecológica, baseada em sólidos conhecimentos científicos, através do projeto Barrocal-Cave, com uma duração de 36 meses. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.