Caldenses no programa “Consigo” hoje na RTP2

0
544

Hoje, dia 21 de Outubro, pelas 19h04, passa na RTP 2 o programa Consigo, que vai abordar as Caldas e caldenses.
Trata-se de um programa que é feito em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação e trata temas relacionados com a deficiência. Nas suas abordagens tenta mudar as mentalidades, mostrando o que se faz pela inclusão dos cidadãos com necessidades especiais.
Gravado a 29 de Setembro no concelho das Caldas, o Consigo desta semana vai abordar o caso de Diana Campos, uma jovem com 25 anos que reside na Fanadia e é portadora do síndroma de Rett, o que a impede de andar e de falar.
As filmagens decorreram no Parque D. Carlos, na loja Aroma do Campo e em casa de Diana, na Fanadia.

Entre as pessoas entrevistadas para o programa está o fotógrafo Pedro Cá, que tem feito trabalhos com a Diana. O jovem é um dos responsáveis pela área da fotografia na ESAD e explica neste programa televisivo como trabalhar com as pessoas com necessidades especiais pode ser importante “para mudar mentalidades”.
O seu trabalho fotográfico tem várias vertentes, mas da sua forma de ser e de estar faz parte “o não ser indiferente à indiferença…”.
Além de Pedro Cá e de Diana Campos, também Sandra Campos e Esperança Henriques, familiares da jovem, colaboraram neste programa que não retrata apenas quem tem deficiências de nascença. Em Portugal há um elevado número de cidadãos incapacitados pela guerra colonial, pelo elevado número de acidentes rodoviários e, cada vez mais, pela idade. Por isso, “é urgente valorizar a diferença e tornar o país mais inclusivo. Desde a saúde à educação, novas tecnologias ou turismo, o Consigo é feito de reportagens sobre casos de sucesso, inovações, informação útil e boas práticas”, explica nota sobre este programa de televisão.