Caldenses redescobrem cidade em passo de corrida e caminhada

0
922

Os caldenses estão redescobrir a sua cidade com as corridas e as caminhadas que o grupo “Não Fazemos nem mais um…km” está a organizar todas as quartas-feiras à noite pelas Caldas da Rainha.
Depois de um primeiro treino nocturno no final de Julho, com 60 pessoas, o evento de 7 de Agosto, que foi mais promovido através dos jornais locais, juntou cerca de 200 participantes. Nessa noite foram recolhidos donativos para uma instituição de solidariedade social.
É notória a vontade dos caldenses em participar nos percursos que são realizados num ritmo descontraído, onde o objectivo é desfrutar da prática desportiva em companhia de amigos.
Qualquer pessoa pode participar, bastando comparecer, à hora marcada, devidamente equipado, levar água e uma luz frontal de iluminação.
Para incluir mais pessoas, decidiram também criar um grupo para as caminhadas de 60 minutos, para além dos dois percursos de corrida: um mais curto (cinco quilómetros) e outro mais longo (10 quilómetros). Os três grupos passaram pelos principais pontos de interesse da cidade que a organização escolheu.
Henrique Frazão, da organização, salienta que a escolha do grupo que cada um integre deve ser feita “de uma forma humilde” para que todos consigam terminar o seu percurso. “Não queremos que ninguém fique para trás”, afirmou.
O grupo “Não Fazemos nem mais um…km” foi criado oficialmente há quatro meses e define-se como “composto por pessoal que gosta de correr e conversar enquanto corre”.
Para facilitar as comunicações, combinarem treinos e falarem de provas criaram uma página do Facebook. Segundo Célia Marques, que faz parte do grupo original, antes disso já se encontravam informalmente há cerca de um ano. “Mas todos nós, individualmente, já corríamos há mais anos”, disse.
“Este fenómeno das corridas tem vindo a crescer em todo o mundo e Caldas não é alheia a essa tendência. Só demonstra que as pessoas não querem apenas ficar no sofá e, se houver alternativas, saem à rua”, referiu Célia Marques.
Na sua opinião, o sucesso destas iniciativas é a prova de que qualquer pessoa pode dinamizar eventos “sem estar à espera de instituições ou de apoios”.
Todas as semanas há propostas de novos trilhos, percursos e provas. Qualquer um dos elementos pode propor dias e horas de corridas, o que permite uma actividade constante e a possibilidade de em qualquer altura se escolher um evento para participar. As corridas e caminhadas das quartas-feiras à noite têm sido as mais participadas.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt