A inauguração da árvore de Natal gigante foi o momento alto da noite

Vários milhares de pessoas juntaram-se no dia 13 de novembro para assistir ao espetáculo que teve como principais atrações o concerto de Toy e a inauguração da árvore de Natal gigante, no primeiro grande evento na cidade desde que a pandemia chegou. O Pai Natal chega a 4 de dezembro com parada

O concerto de inauguração das iluminações de Natal, realizado no passado sábado, foi o primeiro grande evento realizado nas Caldas da Rainha desde que a pandemia se instalou, em março do ano passado, e a resposta dos caldenses foi massiva, com milhares de pessoas a concentrarem-se na Praça 25 de Abril e a estenderem-se também pela rua Eng. Duarte Pacheco e pela Avenida 1º de Maio.
Esta foi a oportunidade para fazer as famílias completas saírem de casa, vislumbrando-se muitas crianças pequenas – que se aguentaram estoicamente ao passar das horas até ao apogeu do espetáculo –, mas também muitos jovens a conviverem entre amigos.
Luís Gomes, presidente da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Óbidos, tinha pedido, no lançamento deste espetáculo, que fosse encarado como o concerto de 15 de maio que faltou em 2020 e 2021, e assim foi.

O caldense Paulo Seixas abriu o espetáculo

Às 21h30, quando estava agendado o arranque do evento, com um concerto do caldense Paulo Seixas, já o recinto estava inundado de público. Durante cerca de 45 minutos, o cantor caldense interpretou covers de vários temas clássicos, conduzindo o público ao primeiro grande momento alto da noite, o acendimento da iluminação da Rua Eng. Duarte Pacheco, que é uma das grandes novidades da iluminação de Natal deste ano.
Trata-se de uma iluminação dinâmica, que interage com a da árvore de Natal gigante e com os seus esquemas de som. A inauguração desta iluminação, que forma como que um túnel a direcionar as pessoas para a árvore, ou dela para a cidade, foi realizada ao som do clássico de Natal Little Drummer Boy e cativou presentes.
Antes desta parte da inauguração das luzes, Luís Gomes disse estar a sentir “uma grande alegria por ver esta praça assim”, com tanto público, salientando que o espetáculo, assim como todo o programa Caldas Rainha do Natal, só é possível “com a envolvência de todos” na comunidade caldense. O presidente da associação de comerciantes deixou ainda um pedido: “neste Natal comprem no comércio local, porque fazer isso é ajudar todas as famílias caldenses”.

A iluminação dinâmica da rua Eng. Duarte Pacheco causou sensação

Também Vítor Marques, presidente do Município das Caldas da Rainha, usou da palavra para falar da importância de vivenciar o espírito de Natal e de transpor esta alegria e esperança ao longo de todo o ano, mas não deixou de alertar para a necessidade de se manterem os cuidados com a pandemia, que “ainda não acabou”. “Todos temos que ter muito cuidado para ultrapassar esta prova”, afirmou.

Toy atuou durante cerca de duas horas e animou os presentes

Ao primeiro grande momento da noite, seguiu-se o concerto de Toy, que durante cerca de duas horas animou o público com improviso e alguns dos seus temas mais conhecidos.
Era já perto das 00h30 quando se deu lugar à inauguração da árvore de Natal, uma iluminação também dinâmica, com muitos esquemas de cor, que em conjunto com o fogo de artifício como pano de fundo fez as delícias dos presentes.

Pai Natal chega a 4 de dezembro
Este foi o primeiro grande evento do Caldas Rainha do Natal 2021, mas a cidade tem ainda muito para ver e fazer nesta quadra natalícia. A atenção da pequenada vira-se agora para a chegada do Pai Natal, figura mítica do imaginário infantil. A chegada do velhinho das barbas brancas será em grande, com uma parada a realizar a 4 de dezembro, sábado, pelas 10h30, que promete, como tem sido habitual, muita alegria e animação pelas ruas da cidade, até se fixar na casa que lhe vai servir de base todos os fins de semana até ao Dia de Natal, na Rua Dr. Miguel Bombarda.
No mesmo fim-de-semana, de 3 a 5 de dezembro, decorre na Avenida 1º de Maio o Caldas Street Food.
Outra data a apontar na agenda é 8 de dezembro, com motivos em dose dupla. É neste dia que regressa ao Caldas Rainha do Natal o balão de ar quente, que vai proporcionar a quem ousar subir aos céus das Caldas da Rainha uma vista privilegiada sobre a cidade. O balão vai estar no parque de estacionamento do hospital das Caldas da Rainha.
No mesmo dia, chega às Caldas o Comboio de Natal, que vai ficar até 24 de dezembro. A atração vai ter cinco estações, nas praças 25 de Abril e 5 de Outubro, na rua Leonel Sotto Mayor, junto ao Parque e no E. Leclerc. Os bilhetes custam 1,5 euros.
De destacar, ainda, o dia 11 de dezembro, dia em que inauguram, no Parque D. Carlos I, o carrossel de Natal e a ecopista de gelo. ■