Câmara das Caldas disponibiliza 10 mil euros para apoiar projectos e associações jovens

0
960
notícias das Caldas
O programa foi relançado no dia 22 de Março pelo vereador Hugo Oliveira, e o director do Centro da Juventude, Rogério Rebelo | D.R

És um jovem com ideias mas não sabes como pô-las em prática? O programa “Jovens em Acção” é capaz de ser uma ferramenta útil para o teu projecto. Este plano de incentivos destina-se a estudantes, grupos informais e associações juvenis (com elementos dos 12 aos 30 anos) e foi criado em 2004 pela Câmara das Caldas. Encontrava-se interrompido desde 2011, mas foi agora relançado pelo munícipio em conjunto com o Centro da Juventude e contempla uma verba anual de 10 mil euros para prestar apoio – financeiro, técnico e logístico – aos jovens que apresentarem as melhores propostas.

Acção Social, Ambiente, Animação Cultural, Ciências, Artes, Desporto e Turismo são as áreas de interesse abrangidas pelo programa, cuja primeira fase de candidaturas termina no final de Março. Estas podem ser submetidas através de fichas que estão disponíveis no Centro da Juventude e no site da Câmara (www.cm-caldas-rainha.pt).
Após a apreciação dos projectos – que serão avaliados por um painel de jurados – os jovens selecionados têm três meses para pôr em prática as ideias aprovadas no papel.
Além do interesse e custo do projecto, o júri (que ainda não está constituído, mas que será presidido pelo vereador Hugo Oliveira) irá ter em conta a sua possível integração junto da comunidade, o efeito de mobilização e envolvimento dos jovens, a capacidade da organização juvenil em mobilizar outros apoios e patrocinadores e os resultados obtidos em acções anteriormente desenvolvidas.
As próximas fases de candidatura decorrem em Junho, Setembro e Dezembro.
O programa “Jovens em Acção” criado em 2004 foi posteriormente transferido para a Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha (que gere o Centro da Juventude), na altura presidida por Hugo Oliveira. “Como o município deixou de fazer parte de todas as associações que integrava, inclusive da ADJCR, o programa foi suspenso para ser reformulado”, refere nota de imprensa do município.
Graças ao “Jovens e Acção” foram apoiados diversos projectos, como o livro/DVD “Rebobina”, que conta a história dos primeiros anos do Caldas Late Night. Outros eventos organizados por estudantes, no âmbito de Provas de Aptidão Pedagógica e Área-Projeto, também já foram abrangidos pelo programa.