O publicação de imagens nas redes sociais que mostram uma descarga de água na praia da Foz do Arelho, junto ao Facho, gerou preocupação entre alguns banhistas, mas o Município das Caldas da Rainha assegura que a situação está controlada e não representa qualquer perigo para a saúde pública.
Em comunicado, a autarquia esclarece que se tratou de uma drenagem de águas pluviais, ocorrida esta segunda-feira, 30 de junho, como efeito colateral da limpeza da descarga de fundo de um dos reservatórios da zona alta da Foz do Arelho.
A operação foi conduzida pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, na sequência de uma ocorrência registada na passada sexta-feira, que levou à acumulação de sedimentos — como areias e argilas — nas células dos reservatórios. “O objetivo da intervenção é garantir a transparência da água fornecida às habitações da zona afetada”, refere o município, reforçando que esta descarga não compromete a qualidade da areia nem coloca em risco os veraneantes. “Destacamos a ausência de qualquer perigo para a saúde pública”, lê-se na nota emitida, onde é também apresentado um pedido de desculpas pelo incómodo causado.