Câmara vai repavimentar em quase 50 ruas da cidade até Março de 2018

0
1001
50 ruas das Caldas
A Rua da Rosa, já em obras, é uma das quase 50 ruas das Caldas que vão sofrer intervenção do município | JOEL RIBEIRO

A Câmara das Caldas prevê realizar trabalhos em 48 vias só na cidade até ao final do primeiro trimestre de 2018. Um quinto das ruas e estradas têm intervenção prevista ainda este ano. Mesmo assim, de fora da lista de estradas a melhorar ficam ainda algumas das que foram referenciadas pela Gazeta das Caldas no artigo publicado a 24 de Junho deste ano.

Tal como o artigo fazia referência, este ano a autarquia caldense tinha previstos no seu orçamento quase dois milhões de euros para arranjos em estradas. Até à data, o município interveio em mais de 100 vias, trabalhos que foram distribuídos de forma bastante uniforme pelas freguesias rurais. Na cidade realizaram-se alguns trabalhos na periferia, nomeadamente nas zonas dos bairros das Morenas e dos Arneiros. Das vias referidas no artigo, apenas a Vitorino Fróis foi já alvo de intervenção parcial.
No entanto, os trabalhos vão prosseguir até ao final do ano e algumas das estradas referidas pela nossa reportagem estão entre as prioritárias. Assim, os utilizadores das ruas Prof. Abílio Moniz Barreto e José Filipe Neto Rebelo, assim como os moradores da zona da Rua da Rosa deverão ver os problemas de mau piso resolvidos até ao final do ano. Nesta última zona, que inclui outras ruas como a do Jardim e do Alecrim, os trabalhos já estão a decorrer.

- publicidade -

ESTRADA DA LAGOA PARCEIRA REPARADA ESTE ANO

Até final do ano está também prevista a colocação de um novo pavimento da Estrada da Lagoa Parceira, umas das que apresenta piores condições para a circulação de automóveis entre as sedes de freguesia e as Caldas.
O plano para requalificar a rede viária do concelho vai estender-se até ao final do primeiro trimestre de 2018 (a seis meses das próximas eleições autárquicas), altura em que o município espera ter resolvidos quase todos os problemas das estradas em más condições. Neste período a autarquia estima corrigir o piso de 180 estradas e ruas, tanto na cidade como nos acessos às freguesias rurais.
Neste período destacamos na cidade os arranjos nas ruas General Amílcar Mota, a entrada sul da cidade e a Dr. Leonal Sotto Mayor que serve o CCC, a escola Rafael Bordalo Pinheiro e constitui um dos acessos mais utilizados pelos veículos de emergência médica em direcção ao hospital.
Destaque também para a Rua do Sacramento e as rotundas da Expoeste e da Fonte Luminosa.
No entanto, o plano deixa ainda de parte algumas das vias que Gazeta das Caldas apontou como problemáticas no artigo publicado a 24 de Junho, nomeadamente a Rua Tenente Sangremam Henriques, a Rua Fonte do Pinheiro, ou a Rua Raul Proença, e ainda a rotunda junto ao McDonalds, que está num estado idêntico ao da rotunda da Expoeste.

 

APENAS CORRECÇÃO DE PISO NA EN360

Relativamente aos trabalhos previstos nas freguesias rurais, a autarquia vai continuar a distribuir de forma uniforme o alcatrão pelas diversas localidades. Destacam-se, no entanto, as obras previstas para a EN114-1, entre as Caldas e a Matoeira, e as da EN360, que serve o Coto, o Carvalhal Benfeito e Santa Catarina. A autarquia adianta que esta última terá melhoramentos em toda a sua extensão no concelho. Contudo ainda não serão as obras que as populações das localidades servidas por esta estrada tanto anseiam.
Esta intervenção deverá corrigir apenas as depressões do pavimento e pintura da estrada. Uma intervenção para diminuir o tempo de viagem entre as Caldas e Santa Catarina “só será possível equacionar havendo apoios estatais ou de fundos comunitários, uma vez que seria uma obra com um valor incomportável para a autarquia”, explicou o município em resposta a perguntas da Gazeta das Caldas.

- publicidade -