Campanha do Banco Alimentar decorre este fim-de-semana

0
580
- publicidade -
notícias das Caldas
Os voluntários do Banco Alimentar vão estar em 60 superfícies comerciais em 20 postos de recolha directa (Foto de arquivo)

O Banco Alimentar volta este fim-de-semana, dias 26 e 27 de Novembro, a apelar à solidariedade dos portugueses em mais uma recolha de bens alimentares para distribuirás famílias carenciadas. E à semelhança do que se vai passar em todo o país, também nos supermercados do Oeste se vão encontrar os voluntários da campanha.

Nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche a campanha é assegurada pelo Banco Alimentar do Oeste, que conta com cerca de 1.500 voluntários. São cerca de 60 os supermercados onde serão distribuídos os sacos do Banco Alimentar, com a listagem de alguns dos alimentos que os consumidores são convidados a doar.

- publicidade -

Tal como tem acontecido nas últimas campanhas, os voluntários não vão estar apenas nas superfícies comerciais, mas também em pontos de recolha directa, em localidades onde não existem supermercados. Será o caso de Santa Catarina (Caldas da Rainha), Vimeiro, Maiorga, Bárrio e Cós (Alcobaça), Figueiros, Painho, Alguber e Vilar (Cadaval), Moita dos Ferreiros, Ribamar, Aatalaia, Marteleira, Miragaia, Vimeiro (Lourinhã), Serra D’El Rei e Atouguia da Baleia (Peniche), Valado dos Frades e Famalicão (Nazaré) e Mercado do Bombarral.

À doação de bens alimentares no decorrer da campanha, juntam-se ainda duas outras formas de ajudar: através da Campanha Vale, comprando os cupões disponíveis nos supermercados aderentes entre 28 de Novembro e 4 de Dezembro e através da Campanha Online, fazendo o donativo através do site:www.alimenteestaideia.net, entre 25 de Novembro e 4 de Dezembro.

Na última campanha do Banco Alimentar do Oeste, realizada no passado mês de Maio, foram recolhidas 75 toneladas de alimentos. Para os responsáveis pela instituição este número, conseguido em tempos de crise, provou que “a acção conjunta de todos gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um resolvesse agir de forma isolada”.

Nas campanhas de Novembro, e talvez devido à proximidade do Natal, os portugueses tendem a ser mais generosos. No ano passado a região bateu um recorde, com a recolha de mais de 96 toneladas de alimentos. Uma mobilização que para os responsáveis representou “o estreitar dos laços de solidariedade por parte da nossa comunidade face às situações de pobreza e de dificuldade com que nos confrontamos, o que é particularmente relevante no actual contexto de crise”.

Os alimentos vão depois ser entregues a 1.726 famílias, através de 53 instituições e grupos de solidariedade que trabalham no terreno em cada um dos concelhos. Só neste ano de 2011, e até ao final do mês de Outubro, o Banco Alimentar para o Oeste distribuiu mais de 563 toneladas de alimentos, apoiando mensalmente cerca de 4.579 pessoas.

 

- publicidade -