A magia do Natal chega a Óbidos a 8 de Dezembro, com o início de mais uma edição da Vila Natal. Este ano o tema do certame será “Era uma vez…”, reportando-se ao imaginário de miúdos e graúdos.
Este ano o evento terá uma forte componente social, com a realização da campanha de solidariedade “Gorro de Natal”, a favor da associação caldense “Olha-te”, um projecto que apoia doentes com cancro.
O cantor e compositor André Sardet será o rosto desta campanha e irá actuar na abertura da Vila Natal, pelas 18h30, na cerca do castelo. Meia hora antes, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense apresentará um concerto de músicas natalícias na praça de Santa Maria.
Na cerca do castelo estará montada uma pista de gelo que, pelo terceiro ano consecutivo, é garantida pelo Hóquei Clube das Caldas. Haverá também uma rampa de gelo, um bar de gelo, insufláveis, karts, exposição de Pais Natais e um labirinto em tamanho real para crianças.
Os espectáculos irão decorrer no auditório da Casa da Música e, pela primeira vez, será também realizado um espectáculo diário no recinto do evento, na cerca do castelo.
Na praça de Santa Maria estará exposto um presépio gigante e as árvores de Natal das empresas e colectividades do concelho voltarão a estar patentes na Rua da Farmácia, à entrada da vila. O evento terá também destaque mediático, com a presença da RTP em Óbidos durante o dia 11 de Dezembro, e da TVI, no dia seguinte.
O administrador da Óbidos Patrimonium, José Parreira, defende que faz sentido continuar a realizar estes eventos pela geração de riqueza que possibilitam. “Se não fosse a realização da Vila Natal haveria poucas visitas a Óbidos durante este período”, afirma o responsável que espera cerca de 200 mil visitantes durante o evento.
José Parreira destaca ainda as boas acessibilidades e o facto da feliz ligação com a vila em termos cenográficos. “O casamento entre o património e a produção cultural tem funcionado”, diz à Gazeta das Caldas.
Para além do lucro que gera à economia local, a Vila Natal origina também receitas para a organização, a Óbidos Patrimonium, que este ano investiu perto de 300 mil euros na sua realização. Um investimento que tem decrescido nos últimos anos. Em 2009 o investimento feito rondava os 600 mil euros e na primeira edição, em 2006, teve um custo total de 700 mil euros, contando com um apoio de 120 mil euros do BES.
O custo do bilhete mantém-se o mesmo do ano passado, de cinco euros. Mais de 160 pessoas estarão a trabalhar no evento, durante os 26 dias em que decorre, até 3 de Janeiro de 2012.
A Vila de Óbidos está também iluminada durante esta quadra, mas os vários quilómetros de iluminação que percorrem a Rua Direita e a muralha é feita a leds e “teve custo quase zero”, afirma José Parreira. “A iluminação foi comprada nos últimos anos e colocada por dois funcionários da empresa municipal”, explicou.
Castings para animadores
A Óbidos Patrimonium realiza, nos dias 28 e 29 de Novembro, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 às 17h00, um casting de animação para o Óbidos Vila Natal.
Os interessados em participar, do sexo masculino e feminino, deverão ter mais de 18 anos. A organização valoriza quem já tenha experiência ou formação na área de animação.
É obrigatório fazer a inscrição prévia, através do e-mail vilanatal.animacao2011@gmail.com.