Carnaval com pequenas mudanças

0
1188
Obras na Rua da Estação levam a mudança na entrada para o desfile, que manterá o percurso. Vinte associações e 18 carros confirmados
- publicidade -

Obras na Rua da Estação levam a mudança na entrada para o desfile, que manterá o percurso. Vinte associações e 18 carros confirmados

O Carnaval aproxima-se e já faz mexer a região Oeste. Pelo concelho das Caldas, centenas de pessoas têm trabalhado nas diversas coletividades das diferentes freguesias na preparação dos fatos e das máscaras, bem como dos carros alegóricos que irão apresentar na Avenida 1º de Maio.

Este ano o Carnaval nas Caldas terá mudanças, mas poucas. Uma delas é ditada pelas obras na Rua da Estação, que levará a uma alteração na via de entrada no desfile, que se fazia precisamente por essa artéria. Assim, este ano, a entrada será pelas traseiras do edifício do Tribunal, mantendo-se, no entanto, o percurso a realizar, entre a Avenida 1º de Maio e a Avenida da Independência Nacional.

- publicidade -

O desfile contará este ano com 18 carros alegóricos e a participação de 20 associações, um grupo de bombos, um grupo de dança, dois grupos de matrafonas e três bandas filarmónicas. Sendo o Carnaval das Caldas marcado pela sátira política e estando em ano de eleições autárquicas, é de esperar algumas brincadeiras e críticas à governança.

Outra novidade é que este ano os Reis do Carnaval das Caldas só serão revelados no próprio dia.

Do programa de festas consta a realização do desfile noturno no sábado (a partir das 21h00) e o corso carnavalesco nas tardes de domingo e de terça-feira (a partir das 15h00).

Este ano o Céu de Vidro volta a receber os Bailes do Casino, que decorrem nas noites de sábado e de segunda-feira (entre as 23h00 e as 4h00).

O enterro do Entrudo também já tem data e hora marcada, com a saída do cortejo da Rua Cidade de Abrantes no dia 5, às 21h00.

Este ano a autarquia caldense está também a apelar a umas festividades mais ecológicas e sustentáveis, sugerindo, por exemplo, a adoção de confettis de papel colorido ou feitos em casa com um furador e páginas de revista, folhas de árvores e outros. O objetivo é reduzir o plástico de confettis, serpentinas e purpurinas que “podem permanecer mais de 400 anos no ambiente”.

No Nadadouro também já foi anunciada a realização dos tradicionais bailes de Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Há concurso de máscaras nos dias 1 e 3. No domingo, dia 2, a entrada é livre. Banda Linha d’Água, Diogo Santos e Joel Simão integram o programa de animação.

A ACDR Monte Olivett também volta a organizar bailes na Zona Industrial nos dias 28 de fevereiro, 1 e 3 de março, com Bico d’Obra e DJ’s (Mimoso, Ricardo e Gaby).

No concelho de Óbidos, na freguesia das Gaeiras, o corso trapalhão “À Cubano” sai à rua no domingo e na terça-feira, dias 2 e 4, a partir das 15h00. Com entrada livre, o Carnaval gaeirense conta ainda com uma matiné, no final do corso, ao som de Nelson Lords e Nuno Alexandre. No concelho obidense destaque ainda para o desfile escolar.

Mas um pouco por toda a região Oeste a data vai ser assinalada com muita folia.

Nazaré e Torres Vedras são sempre opções muito procuradas, por serem localidades que vivem intensamente o Carnaval.

Perto das Caldas há ainda a salientar os festejos em Alcobaça, Peniche, Benedita, Alfeizerão e Cadaval.

- publicidade -