A Fábrica Bordallo Pinheiro é uma das marcas patrocinadoras do WPC. Segundo Nuno Barra, administrador da Visabeira, a fábrica caldense ofereceu aos vencedores uma peça para colocar os lápis (patrocinados pela Viarco). É na unidade industrial caldense que serão ainda feitas sardinhas relacionadas com esta iniciativa. Na próxima edição de Verão das sardinhas haverá pelo menos uma que se refere ao World Press Cartoon.
A fábrica caldense lançou recentemente a Peça do Ano, uma obra designada “Paula e Virgínia”, um casal de rãs a namorar e que no original ultrapassa o metro e meio e agora passou a ter cerca de 30 centímetros. Esta peça do ano já se encontra à venda em várias lojas Bordallo Pinheiro. Segundo Elsa Rebelo, a directora artística da Fábrica, o casal de rãs é inspirado nas personagens do romance homónimo do escritor francês Bernardin de Saint-Pierre, de 1787. Este grupo escultórico ornamentou o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, de 1914 a 1920, como se pode constatar em postais da época. A peça marcou também presença no pavilhão português da Exposição Universal de Paris, em 1889.
Segundo a responsável, a Peça do Ano vai ter continuidade com a execução de réplicas de várias obras de Bordalo e de Manuel Gustavo, o seu filho. “Há muitas coisas no baú e no acervo da fábrica para nos inspirarmos e queremos dar continuidade às novas peças”, referiu a responsável.