Em menos de três anos o espaço, na Foz do Arelho, já quintuplicou o espólio e aumentou área expositiva
A Casa das Conchas abriu as suas portas, pela primeira vez, a 2 de julho de 2022 com mais de 2000 exemplares de 800 espécies diferentes, uma área expositiva de 18 metros quadrados, que ocupava uma sala. O espólio foi aumentando, com a aquisição de mais exemplares de conchas e fósseis e a aquisição de minerais, levando à necessidade de estender o espaço museológico a mais uma pequena sala. Neste momento a Casa das Conchas possui uma área expositiva de 38 metros quadrados, mais de 12.000 exemplares de conchas, provenientes de 35 países, pertencentes a 66 famílias e mais de 1500 espécies diferentes, a que se juntam um “conjunto interessante” de fósseis portugueses e estrangeiros, pequenas mostras de caranguejos, ouriços e estrelas do mar, algumas curiosidades relacionadas com o mar e uma mostra de mais de 400 areias da praia.
“É, hoje em dia, o espaço público a nível nacional com a maior mostra de conchas relativamente ao número e diversidade das mesmas”, salienta a mentora do projeto, Ana Costa Leal, que considera a Casa das Conchas um “excelente exemplo de cooperação” entre instituições, nomeadamente a Câmara das Caldas, Junta de Freguesia da Foz do Arelho, associações e cidadãos (que vivem na região e fora da região). Considera que qualquer uma destas partes “teria muitas dificuldades em fazê-lo isoladamente e tornaria o projeto muitíssimo mais dispendioso”, destacando as muitas horas de trabalho técnico, muito específico, feitas de forma voluntária. “O que nos uniu foi a facilidade de comunicação entre as diferentes partes, um espírito de missão, de mudança, o de fazer as coisas acontecer, contribuindo para melhorar e impulsionar a vila da Foz do Arelho”, concretiza.
De recordar que, logo no primeiro ano, em três meses e meio a Casa das Conchas foi visitada por mais de 4000 pessoas. Em 2023 beneficiou de várias doações e aquisições, ocupando mais uma pequena sala. A afluência ultrapassou todas as expectativas o que justificou contratar uma pessoa para assegurar a abertura da Casa das Conchas durante todo o ano. Assim, reabre em abril de 2024 e o número total de visitantes até ao final do ano ultrapassa os 9000. “Em menos de dois anos, mais de 19.000 pessoas tinham visitado a Casa das Conchas”, destaca Ana Costa Leal.