Ceeria apela à solidariedade para construir Centro de Actividades Ocupacionais

0
492
- publicidade -
Um dos mealheiros para fazer donativos ao Centro de Educação Especial

O Ceeria – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça acaba de lançar uma campanha onde apela à generosidade para conseguir pôr de pé o Centro de Actividades Ocupacionais que apoia mais de 50 jovens e adultos com deficiências profundas. O novo centro, bem como o Lar Residencial, está já a ser construído pela instituição na Quinta das Freiras, em Alcobaça.
Contas feitas, a empreitada custa mais de 1,6 milhões de euros, acrescidos de IVA, financiados em 973 mil euros por fundos comunitários. A cargo do Ceeria ficam 676 mil euros, “importância que ultrapassa em muito as disponibilidades financeiras da instituição”. Para ajudar na angariação da verba necessária, a Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça distribuiu pelos seus associados com estabelecimento aberto ao público diversos mealheiros, construídos pelos utentes do Ceeria, que apelam ao contributo de todos.
Há ainda a possibilidade de fazer donativos através de transferência bancária, para o NIB 003600829910000084159 ou por cheque nominal passado à instituição. Donativos que “podem ser levados a custos para efeitos de IRC em valor correspondente a 130 % do respectivo montante” e que são ainda dedutíveis no IRS, salienta a direcção do Ceeria.
Além de divulgar os resultados da campanha de angariação de verbas, o Ceeria compromete-se ainda a homenagear “cada um dos seus maiores patrocinadores com a plantação de uma árvore, na área envolvente das novas instalações, junto da qual será afixado o nome do doador respetivo”. As árvores vão integrar o Jardim dos Amigos do Ceeria, que será cuidado pelos utentes da instituição.As novas instalações do centro de educação especial vão permitir melhorar o apoio dado actualmente a cerca de 500 crianças, jovens e adultos portadores de deficiência mental, oriundos sobretudo dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós. O novo edifício aumenta ainda a capacidade de alojamento da instituição, dando resposta às necessidades de muitos dos utentes que têm deficiências profundas e sem suporte familiar.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -