Centenas de presépios exibidos na Casa do Povo de Alfeizerão

0
659
A mostra integra algumas peças bastante originais
- publicidade -

Peças de colecionadores, alunos, pais e professores da EB1 da vila

Está patente, numa sala contígua ao bar da Casa do Povo de Alfeizerão, uma grande exposição de presépios. A mostra, que pode ser visitada até 6 de janeiro, entre as 13h00 e as 21h00, tem uma “maravilhosa coleção” de presépios feitos por alunos, pais e professores da Escola EB1 de Alfeizerão e 275 peças de coleção e artesanato, algumas oriundas de países longínquos, propriedade dos 16 colaboradores.
Entre as representações estão algumas particularmente originais, feitas com amendoins, rolhas de cortiça, conchas, peças de dominó ou em bordados. Os visitantes podem também ficar a conhecer a história do presépio.
Graciete Simões, da organização, lembra que esta é uma tradição que pretendem retomar 70 anos depois dos concursos de presépios que, na década de 1950, animavam a vila, organizados pela Fundação Nacional para a “Alegria no Trabalho” ao nível do distrito de Leiria. “Durante seis anos seguidos, Alfeizerão ficou sempre classificada nos lugares cimeiros, tendo arrebatado o 1º lugar no ano de 1956”, recorda a alfeizerense, acrescentando que fizeram parte da construção destes presépios barristas como José Ferreira Tempero e Joaquim Couto.Sobre esta exposição, patente na Casa do Povo, destaca a elevada participação, tanto por parte dos expositores como dos visitantes. ■

- publicidade -