Centro de Apoio Social do Nadadouro distinguido com certificado de qualidade

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Centro de Apoio Social do Nadadouro

Em 2012 a direcção do Centro de Apoio Social do Nadadouro começou a pensar na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Em Julho deste ano, quatro anos depois, esta IPSS recebeu o certificado da Qualidade e uma segunda certificação que reconhece as Respostas Sociais Centro de Dia e Apoio ao Domicílio (nível C), atribuídos pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
Implementar o sistema de gestão da qualidade significa definir os valores, a missão, a política da qualidade e todos os passos diários da instituição. Para isso é necessário criar documentação tendo em conta a ISO:9001 (norma de sistemas de gestão de qualidade mais utilizada mundialmente) e os manuais da Segurança Social.
“Basicamente consiste em passar para o papel tudo aquilo que fazemos, registar todas as actividades e procedimentos”, explica Alice Gesteiro, presidente do Centro de Apoio Social do Nadadouro. Tal não implica que a instituição passe a funcionar de forma diferente. A diferença é que agora, com este sistema de qualidade, “o rigor que já existia antes passou a ser registado”, acrescenta.
Ao longo do processo de implementação, as funcionárias foram envolvidas de forma a testarem os novos documentos, para que mais facilmente fossem feitas as alterações necessárias. O Centro contou ainda com o apoio de uma empresa especializada e pagou cerca de 5000 euros para obter a certificação. Metade deste valor foi depois doado por um dos sócios da instituição.
“Podíamos ter feito tudo mais rápido, mas não tínhamos pressa e a prioridade era que a documentação ficasse bem feita”, acrescenta Alice Gesteiro, que salienta: “agora que recebemos os certificados é que isto começa a sério, pois temos que manter os parâmetros e continuar a melhorar”. É que os dois certificados estão válidos apenas até Setembro do próximo ano, altura em que o Centro de Apoio Social será novamente auditado.
Desde o princípio do processo que a direcção explicou às funcionárias que “a qualidade não é nenhum bicho papão nem serve para dificultar a vida a ninguém e que é apenas um sistema de melhoria contínua”, realça a presidente.
Agora todas as actividades de Centro de Dia e Apoio ao Domicílio são registadas, desde a cozinha, à limpeza do espaço, higiene com utentes, recepção de produtos, entre outras.
Actualmente o Centro de Apoio Social do Nadadouro conta com 20 colaboradores, 20 utentes no Centro de Dia e 41 no Apoio ao Domicílio.