Centro de Cultura Espírita das Caldas da Rainha celebra 20º aniversário

0
201
José Lucas, co-fundador do CCE e Tenente-Coronel da Força Aérea aposentado, e o professor de artes Reinaldo Barros

O Centro de Cultura Espírita das Caldas foi fundado a 3 de janeiro de 2003, realizando diversas atividades filantrópicas e ininterruptamente. Programa celebra as duas décadas na cidade

O Centro de Cultura Espírita (CCE) das Caldas da Rainha celebrou, no dia 3 de janeiro, 20 anos de atividade ininterrupta ao serviço da comunidade (foi fundado em 2003). Para assinalar a efeméride, o centro, localizado no nº 34 da Rua Francisco Ramos, no Bairro das Morenas, preparou um ciclo de quatro conferências com convidados de diversos pontos do país, que decorrem às sextas-feiras, pelas 21h00, com entrada gratuita, tendo a primeira palestra, com o professor de Belas Artes, Reinaldo Barros, de Olhão, acerca do tema “Nós… e os Outros?”, decorrido na passada sexta-feira, dia 6 de janeiro, e que se encontra disponível para visualização na página de Facebook da entidade.
Os próximos convidados serão o engenheiro Carlos Miguel, do Porto, que irá falar sobre a evolução do espírito, no dia 13. Já na semana seguinte, no dia 20, o microfone será da psiquiatra e diretora do serviço de psiquiatria do Hospital do Barreiro, Gláucia Lima, encerrando o ciclo a enfermeira dos cuidados intensivos do Hospital Francisco Xavier, Cristina Pereira.
A seguir a cada uma das palestras, é administrada bioenergia (passe espírita), seguida de atendimento em privado. O passe espírita consiste, “em linguagem popular, na limpeza da aura, do nosso campo energético”, explicou José Lucas, co-fundador (em conjunto com outras nove pessoas) e um dos dirigentes (secretário da direção) do CCE (cuja presidente é a professora Amélia Reis). “A transmissão da bioenergia é algo que está provado cientificamente hoje, que não é mensurável pelos equipamentos e que consegue provocar alteração na estrutura molecular da água, das plantas, dos animais e do ser humano (com efeitos curativos)”, adiantou o autor de “Factos Espíritas em Portugal” e de outras quatro obras, que é espírita há cerca de quarenta anos.
Já no atendimento em privado, membros da casa esclarecem em relação a “pormenores sobre o Espiritismo, orientação para a vida…”. “Procuramos mostrar à pessoa que a vida continua, através de provas científicas que existem da imortalidade, da comunicabilidade dos espíritos, da reencarnação”, explica José Lucas, acrescentando que, “ao conhecerem a reencarnação, a lei de causa e efeito, a imortalidade, as pessoas começam a entender que, afinal, há uma justiça divina, igual para todos”.
Para além destas atividades, o CCE fornece o “Curso de Espiritismo”, pelas 15h00 de sábado, em que se abordam as obras do codificador da doutrina, Allan Kardec, enquanto decorrem as aulas para crianças. Às quintas-feiras, pelas 21h00, o centro realiza, online, o curso “Estudar Kardec”.
Tem, ainda, uma livraria, uma biblioteca, uma audioteca e uma videoteca, e, às primeiras segundas-feiras de cada mês, entrega cabazes alimentares a doze famílias apoiadas, para os quais recebe doações em géneros. Da sua ação social consta também um grupo que realiza visitas domiciliárias ou hospitalares às pessoas que não se podem deslocar ao centro, para fazer o “Evangelho no Lar” e para “dar o passe”. Semanalmente, realizam uma reunião de intercâmbio com o mundo espiritual. Todas as atividades são de caráter gratuito, não se aceitando qualquer pagamento pelas mesmas, sendo as despesas do espaço assumidas pelos sócios.
Ao longo dos vinte anos de atividade, o centro promoveu a realização de dezasseis Jornadas de Cultura Espírita do Oeste, que atualmente decorrem no CCC, e trouxe ao concelho nomes sonantes do Espiritismo, como o médium e autor de mais duzentas obras, Divaldo Pereira Franco, o professor universitário de Física, Raul Teixeira, Heloísa Pires, etc..
José Lucas afirma que o trabalho que realiza, em conjunto com os colegas, é uma retribuição pelo que “já fizeram por nós”, aquando do “desabrochar repentino” da sua mediunidade.
“A doutrina espírita é uma filosofia de vida com uma base experimental, científica, que tem por base ético-moral os ensinamentos que Jesus de Nazaré trouxe à Humanidade”, concluiu o dirigente do Centro Espírita. ■