
Diariamente são distribuídas 40 refeições às 18h30, que as pessoas levam para casa, nelas se incluindo o jantar desse dia e o almoço do dia seguinte.
Alice Gesteiro, do Nadadouro, explicou que o Centro decidiu começar por servir 40 refeições inicialmente para desta forma “garantir um bom serviço sem atropelos na nossa cozinha no Centro Apoio Social do Nadadouro”.
A mesma responsável contou que a instituição tem um acordo com a Segurança Social para duplicar o número de refeições servidas pois a Santa Casa da Misericórdia, a primeira entidade a gerir a cantina social e que selecciona quem usufrui deste apoio, tem uma lista de espera superior a 200 pessoas.
O Centro Social da Serra do Bouro também está a servir cerca de 40 refeições que são distribuídas nas Caldas (27), na Serra do Bouro (2) e no Chão da Parada (10). Nesta última localidade contam com a parceria da associação local, onde as pessoas que necessitam de auxilio vão buscar a comida. Também nesta instituição o acordo prevê a duplicação das refeições. Mas, segundo a directora técnica da instituição, Nicole Lourenço, “temos que arranjar condições na nossa cozinha para pode aumentar para as 80 refeições”.
Ao todo, a Misericórdia das Caldas está a distribuir 100 refeições por dia, o Centro de Apoio Social do Nadadouro 40 e o Centro Fonte Santa da Serra do Bouro 40. São as próprias instituições que gerem o transporte da comida, feita nas instalações dos centros sociais.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt








