Segunda-feira, 10 _ Agosto _ 2026, 6:22
Início Sociedade Cerca de 600 assinaturas pela manutenção dos CTT em Salir de Matos

Cerca de 600 assinaturas pela manutenção dos CTT em Salir de Matos

0
51
População mobilizou-se contra o encerramento parcial do posto dos CTT

População, Junta e Assembleia de Freguesia unidos pela permanência do serviço, com horário completo, na localidade

A comunidade de Salir de Matos mobilizou-se pela exigência da manutenção do horário completo do seu posto de Correios, um serviço público que ali funciona ininterruptamente há mais de duas décadas. Em causa está a intenção dos CTT em reduzir para metade o horário de atendimento do posto que está a funcionar nas instalações da Junta de Freguesia.

Num abaixo assinado, que reuniu 598 assinaturas e dirigido à administração dos CTT. Câmara das Caldas e Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), manifestam a sua “profunda indignação e total discordância face à decisão de redução do horário de funcionamento deste estabelecimento” e solicitam a “revogação imediata” desta medida.

- publicidade -

Defendem o direito ao serviço postal universal e o facto do posto servir a comunidade há mais de 20 anos, sendo “um serviço fundamental de apoio a uma população que inclui muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida, para quem a deslocação a outros balcões é impraticável”. No documento denunciam ainda que a redução do horário “compromete” o funcionamento das empresas locais que dependem dos CTT para o envio e receção de correspondência e encomendas.

Também Assembleia de Freguesia de Salir de Matos, reunida a 18 de junho, aprovou uma moção de apoio à manutenção do horário completo do posto dos Correios na localidade. O documento, entre outras medidas, delibera exigir aos CTT que não penalizem as zonas menos urbanas com cortes de serviço, instar a ANACOM e o Governo a zelarem pelo cumprimento das obrigações de serviço postal universal, e a solicitar à Câmara e Assembleia Municipal para que intercedam junto das instâncias superiores para “garantir que a proximidade geográfica desde serviço público não seja sacrificada”.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, a intenção de redução do horário de atendimento é vista como um “ataque à coesão territorial”, fazendo notar que a localidade alternativa mais próxima situa-se a seis quilómetros de distância, o que, “num contexto de escassez de transportes públicos, representa uma barreira intransponível para a população local”. O autarca realça que para os idosos da localidade, que dependem deste balcão para receber a reforma e pagar as suas contas, 6 quilómetros de distância “são um isolamento forçado”.

Redução de horário em quatro freguesias
Além de Salir de Matos, os CTT querem reduzir, para metade, o horário de atendimento nos postos que estão a funcionar nas instalações das Juntas de Freguesia do Nadadouro, Tornada e Salir do Porto, e Foz do Arelho. Estas propostas de redução da prestação de serviços dos CTT motivaram também um requerimento dos deputados do PSD, eleitos por Leiria, na Assembleia da República, no qual pedem explicações à ANACOM. No documento, apresentado em meados de abril, referem tratar-se de uma “decisão unilateral” por parte da administração dos CTT, que pretende servir de base a uma negociação futura que “lesa e prejudica o acesso daquela população, das suas organizações e das suas empresas a este importante serviço público”.

Entre os motivos para esta alteração de horário estão a “redução de rentabilidade do correio simples, com destaque para a redução da receita do correio normal e internacional, propondo redução do horário e aposta em outros serviços que não os dos CTT, como a venda de seguros de saúde, livros, lotarias, etc”, referem os deputados.

- publicidade -
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.