Cerca de 800 crianças do Oeste participaram nas comemorações do Dia da Água

0
451
As crianças ouvindo as explicações de um técnico junto à ETAR da Charneca, no Arelho.

Cerca de 800 crianças participaram nas diversas iniciativas organizadas pelas Águas do Oeste, durante o mês de Março, inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Água.
No passado dia 22 teve lugar em Óbidos o 1º Encontro Regional do Projecto Rios, realizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água. Cerca de 200 crianças e jovens da região participaram no evento e receberam incentivos para continuar o seu trabalho por parte de Pedro Teiga, coordenador nacional deste projecto, que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais. No encontro foram mostrados os trabalhos já realizados pelas diversas equipas e trocadas experiências numa saída de campo que teve lugar na Lagoa de Óbidos, junto à foz dos rios Real e Arnóia.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelas Águas do Oeste em parceria com a Associação PATO e contou com o apoio de diversos municípios, cujas crianças estão envolvidas no projecto.
Também no âmbito do Dia Mundial da Água foram dinamizadas, entre 19 e 23 de Março, diversas actividades no município de Alcobaça. Os mais novos tiveram oportunidade de assistir ao filme animado “A Água é um Mundo Fantástico” e ao teatro infantil “O Ursinho Loló e o Rio Poluído”, ambas integradas numa palestra também ela sobre a água, desenvolvida por aquele município. A actividade envolveu mais de 300 crianças e docentes de diversos estabelecimentos de ensino.Em Torres Vedras celebrou-se a Quinzena da Floresta entre 12 e 23 de Março, com actividades direccionadas para todos os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo. O evento contou com a participação média diária de 200 alunos que tiveram à sua disposição diversas actividades dinamizados pelo município, como ateliers temáticos, filmes animados e jogos.
A Águas do Oeste marcou também presença na II Feira da Saúde, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, que teve lugar na EBI de Santo Onofre, entre os dias 22 e 25 de Março.
No Colégio Frei Cristóvão, em A-dos-Francos, decorreu uma acção de sensibilização para o uso eficiente da água, integrada no projecto “Escola de Pais”. Esta iniciativa, que teve lugar a 16 de Março, contou com a participação de representantes das Águas do Oeste e da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – Oeste Sustentável e foi dirigida aos encarregados de educação.
Durante o mês de Março foram também feitas diversas visitas de estudo às ETAR de Alcoentre (município de Azambuja), da Charneca (município de Óbidos) e de Torres Vedras, com a participação cerca de duas centenas e meia de jovens em idade escolar, acompanhados dos respectivos professores, dos municípios de Alcobaça, Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Ílhavo e Torres Vedras.

F.F.