Este fim de semana arranca o Comboio de Natal e há festival de street food
Começou de forma abençoada a animação de Natal nas Caldas da Rainha, com o espetáculo de abertura, o da inauguração da iluminação de Natal, no sábado, a decorrer debaixo de chuva – que chegou a ser de grande intensidade –, mas mesmo assim atraiu milhares de pessoas à Praça 25 de Abril. Para o segundo momento, a Parada do Pai Natal, o Sol também quis estar presente e aqueceu a manhã de segunda-feira, convidando muitas crianças a acompanhar a chegada do velhinho de barbas brancas à sua casa no Parque D. Carlos I.
No sábado, a chuva ameaçou mesmo a viabilidade da cerimónia do acender das luzes de Natal, mas os Tune Up Voices resistiram à intempérie e continuaram a atuar, protegidos pelos guarda-chuvas do Bairro Comercial Digital Caldas da Rainh@, que até deram um colorido diferente ao espéculo. As vozes e as músicas contagiantes, que além das músicas de Natal passaram por outras que aludem à fantasia, também apanágio desta época das festividades, seguraram o público que, com o cessar da chuva, se voltou a juntar para o momento tão esperado.
Foi por volta das 19h30 que um raio de luz incidiu na estrela da já tradicional árvore gigante da praça do município e transmitiu a energia para que esta se iluminasse, assim como toda a iluminação natalícia da cidade.
ítor Marques, presidente da Câmara das Caldas, elogiou o espírito dos Tune Up Voices que, apesar da adversidade criada pela chuva, continuaram a sua atuação. “Tivemos um arranque abençoado com a chuva, acho que começámos bem. De facto, com um espetáculo maravilhoso, foi um espetáculo muito bom, eles foram fantásticos”, descreveu.
O mau tempo apenas cancelou o videomapping que estava previsto, mas Vítor Marques lembrou que haverá outras oportunidades para assistir a este espetáculo, com projeções no mesmo local, a Praça 25 de Abril, todos os fins de semana do evento, de hora a hora a partir das 18h30.
Se no sábado houve chuva, na segunda-feira o Sol aqueceu a manhã para garantir um desfile da chegada do Pai Natal com as melhores condições para a criançada poder viver este momento que é sempre cheio de magia.
Como tem sido habitual, o momento foi sublinhado com a atuação de três grupos de dança do concelho, nomeadamente o Hip Hop dos Pimpões, os Superflash do Arneirense, e o Grupo de Dança de São Gregório. Os três grupos seguiram depois em desfile atrás do Pai Natal, que este ano chegou no seu trenó puxado por uma rena mágica invisível. A estes juntaram-se também os populares para um desfile comandado pelos bombos da ETEO e que seguiu até à Casa dos Barcos, onde está instalada a Casa do Pai Natal e onde o duende Plim está igualmente a contar histórias regularmente.
“Esta Parada do Pai Natal é por si só um dos momentos mais emblemáticos, porque apela muito para as crianças e para as famílias e é algo também que queremos manter vivo. Felizmente há um envolvimento grande das pessoas e dos grupos das associações”, refere Vítor Marques.
Dado início às festividades, as atividades não param mais até 6 de janeiro. A partir desta sexta-feira arranca um novo conjunto de iniciativas, como é o caso do Caldas Food Festival, o festival de street food que tem lugar na Avenida 1.º de Maio, o Bazar à Noite e o Comboio de Natal, que este ano irá apoiar aos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
Vítor Marques lembra que Caldas da Rainha foi pioneira na aposta na animação de Natal numa perspetiva de apoio ao comércio, que faz cada vez mais sentido. “Nós temos de facto um dos melhores comércios tradicionais, comércios de rua, e temos de continuar a trabalhar para o apoiar. Fazemos isso em várias frentes, com os Bairros Comerciais Digitais, que são uma nova resposta, e fizemos recentemente uma candidatura a capital europeia de cidades de pequeno comércio, na qual fomos selecionados como finalistas, o que é para nós significativo e revela o trabalho que a autarquia faz para diferenciar o nosso comércio”, destacou.









