Sem estas salas a cidade fica sem cinema comercial
Nos últimos dias os cinemas no centro comercial La Vie estão encerrados, tapados com uma lona que apenas anuncia que haverão novidades em breve. Nas páginas da empresa continuam a constar os cinemas do centro comercial caldense, mas sem qualquer programação.
Gazeta das Caldas questionou o diretor do La Vie Caldas da Rainha, Amaro Correia, que respondeu que “os cinemas se encontram encerrados por tempo indeterminado” e que tal se deve a “motivos técnicos e operacionais da própria empresa que detém a marca, Cineplace”. Questionámos também a Cineplace, mas não recebemos resposta até ao fecho desta edição.
Recorde-se que em outubro deste ano noticiámos que iria existir uma redução de salas naquele que é o único cinema comercial da cidade. Corriam então rumores do encerramento, que deixaria a região sem cinemas comerciais, entre Torres Vedras e Leiria.
Gazeta das Caldas apurou nessa altura que o que estava em causa era a possibilidade de redução das cinco salas existentes para duas ou três, dado que a operação não era sustentável financeiramente. A quebra na venda de bilhetes desde a pandemia foi drástica, os hábitos de consumo alteraram-se e o próprio mercado apontou mais a plataformas de streaming, até ao nível da produção. Há ainda a ter em conta a particularidade de os cinemas praticamente não terem procura ao longo da semana, embora aos fins de semana exista movimento. Todo este contexto tem levado ao encerramento de várias salas de cinema pelo país e ao reajustamento de outras. Estas cinco salas, com um total de 471 lugares (a maior tem 158), começaram a trabalhar em 2008. Este ano tinham recebido 46.385 espectadores.
![]()





