Coletivo RUA cria mural com vista para a Lagoa

0
302
- publicidade -

A intervenção de arte pública fica na urbanização Quinta da Boa Vista, no Nadadouro

Começou a ser feito no sábado, e deverá estar terminado no final desta semana, o mural de grandes dimensões na urbanização Quinta da Boa Vista, no Nadadouro, junto à Lagoa de Óbidos.
A intervenção está a ser feita pelo colectivo RUA, composto por sete artistas, que destacam alguns dos elementos que lhes chamaram mais atenção e que fazem da freguesia do Nadadouro um lugar extremamente rico na relação com o seu contexto natural envolvente. Na sinopse apresentada à Junta de Freguesia e aprovada pelos moradores da urbanização, referem que a proposta gráfica inspira-se “sobretudo em características como a abundante biodiversidade, a fauna e flora, e outros elementos locais que fazem desta proximidade com a Lagoa de Óbidos um local com uma identidade única e de uma beleza singular”.
A ideia passou por criar uma composição equilibrada, que vai “beber” diretamente ao estilo de cada um dos sete artistas intervenientes, onde a “mistura de “traços” e elementos criam um painel harmonioso que, não querendo ser apenas uma obra de arte urbana, também pretende ser um trabalho que valorize o Nadadouro e que traga a este espaço um nova dinâmica artística e cultural passível de ser apropriada por todos aqueles que o visitem”, complementam.
A criação de um mural no muro tosco ali existente partiu da Junta de Freguesia do Nadadouro que, em meados do ano passado, contatou a autarquia nesse sentido. Acabaria por avançar agora, com a Junta a pintar, primeiro, toda a parede de branco para depois poder ser intervencionado. “Ficará com uma imagem muito agradável, que as pessoas ligam à Lagoa e à nossa freguesia, através do nome Nadadouro”, referiu a presidente da Junta, Alice Gesteiro, à Gazeta das Caldas. ■

- publicidade -