Um grande parque com ofertas lúdicas ao longo da margem do Arnóia é o objetivo da junta de freguesia das Gaeiras
Dezenas de pescadores dispunham-se na margem da albufeira do Arnóia ao final da manhã de domingo, altura em que também se juntaram os participantes de uma caminhada que terminou em almoço convívio no Parque de Merendas, marcando a inauguração do Arnóia – Parque de Lazer e Pesca. O espaço, que antes estava coberto de vegetação, foi intervencionado pela Junta de Freguesia das Gaeiras para que possa ser usufruído pela população.
Numa primeira fase interviram na margem e nas estradas, colocaram mobiliário e sinalética em madeira, de interpretação da fauna e flora existente. Foram também criadas condições para a prática da pesca lúdica e a realização de campeonatos, regionais ou nacionais, cujo calendário está completo até agosto.
“Não há qualquer infraestrutura de permanência, tentámos que fosse o mais sustentável possível”, explica o presidente da Junta das Gaeiras, Ricardo Duque, sobre esta intervenção que ascende a perto de 20 mil euros. À espera da autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a colocação de um módulo com balcão de apoio, casas de banho, duche e a possibilidade de ali poderem alugar as canoas, pranchas de padle e gaivotas, dinamizando ainda mais aquele espaço de lazer.
De acordo com o autarca, pretendem valorizar toda a albufeira do Arnóia, desde este espaço, que faz fronteira entre a freguesia das Gaeiras e a de A-dos-Negros, até às comportas da barragem, tornando-a numa zona circulável, com interligação e um conjunto de respostas para a população.
Nesta fase já foram estabelecidas parcerias, que permitem que os pescadores, registados na Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, tenham um cartão que lhes dá descontos na restauração e hotelaria desta região. “Pretendemos atrair mais pessoas à freguesia, despoletar novos negócios e que os existentes beneficiem do investimento público que foi feito”, explicou Ricardo Duque.
Presente na cerimónia, Elisabeth Rodrigues, da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, destacou que aquela pode vir a tornar-se uma “pista muito importante a nível nacional, devido às suas excelentes condições”.
O espaço de lazer, inaugurado no âmbito das comemorações do 21º aniversário da vila das Gaeiras, também integra a rede de percursos pedestres do concelho e que, no total, terá 120 quilómetros. ■