Comando sub-regional do Oeste já está a funcionar

0
228

Desde o dia 1 de setembro que se encontra a funcionar, nas Caldas, o comando sub-regional do Oeste da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Aquela estrutura está instalada num edifício de 127 metros quadrados, situado junto ao Colégio Rainha D. Leonor e às hortas urbanas, e que deverá ser, no futuro, ampliado pela ANEPC com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com o presidente da Câmara, o município gastou cerca de 150 mil euros no edifício e existe uma verba inscrita em PRR até 500 mil euros para a sua ampliação. Vítor Marques realça a importância desta estrutura no concelho, pela centralidade que lhe é conferida a nível regional e a proximidade na resposta às necessidades.
Os comandos sub-regionais vão substituir os atuais comandos distritais de operações de socorro (CDOS) e resultam de uma alteração que se concretiza no âmbito da nova lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
No total vão ser criados 23 subcomandos regionais, edificados nos territórios das comunidades intermunicipais. Nesses subcomandos ficarão sob a égide dos comandos regionais, sendo que no caso do Oeste, ficará integrado na região de Lisboa e Vale do Tejo.