Esta semana realizaram-se várias acções de fiscalização na costa para combater a pesca ilegal. A 24 de Março a Polícia Marítima da Nazaré apreendeu 16 capinetes no Rio Alcoa que eram usados para capturar meixão (enguias no estado final da fase larvar). As armadilhas encontravam-se dissimuladas entre a vegetação nas duas margens do rio.
Já a 20 de Março a Polícia Marítima de Peniche havia autuado dois pescadores na Lagoa de Óbidos porque se encontravam a apanhar bivalves com um artefacto artesanal sem autorização ou licenciamento. Foram fiscalizados seis barcos que se dedicam à pesca profissional e 17 pescadores de pesca lúdica e profissional.
O mesmo comando da Polícia Marítima apreendeu uma rede de tela mosquiteira no rio de S. Domingos que tinha como objectivo a captura de meixão. À chegada das autoridades, vários indivíduos colocaram-se em fuga.
A 24 de Março foram detidos nas Caldas dois homens de 57 e 49 anos, que tinham em seu poder quatro armas brancas para venda. Três dessas facas eram de abertura automática e uma de ornamentação. As armas brancas foram apreendidas e os detidos notificados a comparecer às autoridades judiciais.
Também nas Caldas foi detido um homem de 57 anos em virtude de contra o mesmo existirem mandados de detenção e condução emitidos pelo Tribunal Judicial de Caldas. A detenção ocorreu a 27 de Março e o homem foi entregue no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha para cumprir 240 dias de prisão subsidiária por crime de descaminho ou destruição de objectos colocados sob o poder judicial.
Nesta semana foram detidos nas Caldas dois homens por condução sob o efeito de álcool. O primeiro, de 37 anos, conduzia um ligeiro de passageiros e foi detido a 21 de Março com uma taxa de 1,63 gramas de álcool por litro de sangue. O segundo, com a mesma idade, foi detido a 26 de Março, a conduzir um ligeiro de mercadorias com uma taxa de 1,51 g/l.
Gazeta das Caldas continua a não publicar informações de carácter policial oriundas da GNR porque aquela corporação deixou de nos enviar comunicados.