Memorial presta homenagem aos combatentes falecidos do concelho das Caldas
Este ano, na cerimónia de finados organizada pelo Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes, na manhã do dia 2 de novembro, foi inaugurado o novo memorial aos sócios combatentes falecidos do concelho.
Este novo memorial foi erguido junto ao mausoléu no cemitério de N. Sra. Pópulo (conhecido como Cemitério Velho). O mausoléu é dos anos 40 do século passado e reúne as ossadas de mais de uma centena de ex-combatentes, mas não estavam identificados no exterior do mesmo.
O projeto do memorial foi oferecido pelo arquiteto João Aboim, que, segundo a memória descritiva do projeto, procurou prestar uma homenagem aos combatentes representando as folhas caídas (cada uma com o nome de um combatente) que dão força à árvore da vida, a nação portuguesa.
Para a concretização do memorial foi feita uma angariação de fundos (que contou com doações de 19 beneméritos) e o centenário núcleo caldense da liga contou ainda com o apoio da Câmara Municipal das Caldas e da União de Freguesias de N. Sra Pópulo, Coto e São Gregório.
O presidente do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes, Emanuel Sebastião, salientou esta homenagem aos antigos combatentes. “O que fazemos em vida faz eco na eternidade”, resumiu.
Recorde-se que o núcleo está a celebrar o seu centenário, sendo esta uma das iniciativas comemorativas. A cerimónia, que contou com a presença das mais altas entidades civis e militares da cidade, contemplou ainda a realização de uma missa, em honra dos combatentes falecidos. ■