Desde domingo que os comboios já circulam no troço entre estas estações da Linha do Oeste
A Linha do Oeste reabriu, no passado dia 5 de janeiro, à circulação de comboios no troço entre as estações da Malveira (Mafra) e Torres Vedras. A circulação ferroviária estava suspensa desde abril do ano passado, de modo a permitir a realização dos trabalhos no túnel da Sapataria, que envolveu a reabilitação e reforço estrutural e o aumento da altura livre (gabarit) no interior do túnel. Esta intervenção, que permitiu a instalação da catenária de alimentação elétrica dos comboios, foi concluída no decorrer do passado mês de novembro, informou a IP-Infraestruturas de Portugal. As restantes intervenções, ao longo do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, estão “praticamente finalizadas”, refere a mesma entidade, que tem desenvolvido ações de verificação da conformidade da infraestrutura. Nessas verificações identificou “diversos locais alvo de atos de vandalismo e furto de materiais, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea”, que entretanto foram repostos. No entanto, “face à extensão dos danos verificados na estação de Meleças”, os trabalhos vão ainda prolongar-se, prevendo a IP que a reabertura à exploração ferroviária do troço Mira-Sintra – Meleças e Malveira possa ocorrer durante o mês de fevereiro.
Durante todo o período de interrupção e até que seja reposto o serviço ferroviário em toda a extensão da Linha do Oeste, continuarão a ser disponibilizados transportes rodoviários alternativos.
Esta intervenção está incluída nas obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, que ainda se encontram a decorrer, apesar do prazo inicial já ter sido, há muito ultrapassado. Recentemente abriu ao trânsito o viaduto de Óbidos. Gazeta das Caldas solicitou mais informações à da IP, sobre esta intervenção e outras na Linha do Oeste mas não obteve resposta.