Comerciantes investem em animação nas lojas na época natalícia

0
191
Um Pai Natal que é muito famoso nas Caldas e que tem barbas verdadeiras. A dona da loja foi a duende de serviço

Em zonas da cidade onde não há qualquer iluminação natalícia, são os próprios comerciantes que criam a sua animação que se associa a esta quadra do ano. E apostam em gente da comunidade.

Quem chega à Rua Cidade de Abrantes, nas proximidades da Escola Técnica Empresarial do Oeste, constata que não há qualquer decoração natalícia na rua. Enquanto que no centro da cidade não faltam as mais variadas propostas de iluminação aqui não há “nada! Nem parece Natal!”, lamenta Nélia Baião, a responsável pela loja Gifts with Love, que resolveu tomar em mãos a animação desta quadra.
A loja que gere foi decorada com o temática natalícia, salientando sobretudo Rodolfo, uma das renas do Pai Natal, que o transporta de trenó desde a Lapónia, no Norte da Finlândia no Pólo Norte.
Com a ajuda de Rui Feliciano foi feito um trenó com a rena Rodolfo e, na verdade, conseguiu-se “superar todas as expetativas”, contou a lojista sobre o trabalho executado, dado que o trenó, feito em madeira e em tamanho natural, é uma das peças principais para a animação de Natal da Gifts with Love. E foi lá que a Gazeta foi encontrar Américo Barros, um conhecido caldense que dá vida a esta personagem, tão importante nesta altura do ano.
“É com muito gosto que venho participar nesta atividade destinado aos mais novos”, disse este Pai Natal especial, pois é conhecido por inúmeras facetas, uma delas a de se “transformar” nas mais variadas personagens, trajando sempre a rigor. Seja para acompanhar o seu clube do coração, o Caldas SC, seja para interpretar um leproso que se assemelha também a um mendigo, como fez durante vários anos na Feira Medieval da vila de Óbidos.
Este Pai Natal, de barbas brancas verdadeiras, vai estar na loja de Nela Baião amanhã, no feriado de 8 de dezembro, entre as 10 e as 13h00 e entre as 15 e as 18h00. A presença natalícia repete-se no próximos sábados e domingos, entre as 15 e as 18h00 até ao Natal.
Nos fins de semana, de manhã vai para “o Caldas” e à tarde vem fazer de Pai Natal, referiu Américo Barros, de 87 anos, que também vive há 62 anos nesta zona da cidade. E ainda se lembra quando não havia saneamento público e havia empresas de curtumes sediadas naquela zona.
De resto, ele é um verdadeiro guardador de memórias de quem testemunhou o evoluir da própria cidade das Caldas.
“Tudo aquilo que faço, tento fazê-lo com alegria!”, disse o caldense, que recebe as crianças na loja desta comerciante e escuta atentamente os seus pedidos de prendas para este Natal de 2022.

Tenho o Pai Natal verdadeiro!
“Fico muito feliz de ter contratado o verdadeiro Pai Natal!”. afirmou a lojista, também ela transformada em duende natalícia, e igualmente trajada a rigor.
Nélia Baião, que convida as crianças e familia a tirar fotografias neste ambiente natalício, foi ao pormenor de ter mandado fazer uma caixa do correio onde quem quiser pode deixar a sua carta ao Pai Natal com os seus pedidos.
Os seus fatos foram feitos por mãos habilidosas, por quem sabe de costura e que realiza os desejos desta comerciante que tem vindo apostar em diferentes iniciativas. Estas visam não só conquistar os seus clientes como acabam por ser importantes para dinamizar aquela zona citadina.
Esta lojista leva a sério as atividades de animação na sua loja. Já teve a Minnie e o Mickey a animar ums dos últimos Dia da Criança e quando a loja celebrou o seu aniversário eis que Nélia Baião deu vida à boneca que é a mascote da sua loja, dedicada às prendas e brindes, Gifts with Love.

Presépio no CS Cake
Américo Barros é ainda detentor de um presépio tradicional gigante. No total tem pelo menos sete metros quadrados e é composto por centenas de figuras, algumas delas animadas.
O elemento central, com a representação do nascimento de Jesus Cristo, e que foi completado por algumas figuras encontra-se em exposição no café CS Cake, situado em frente à ETEO, na R. Garcia de Resende nº11, Loja A.
Desta forma, com a participação de dois espaços comerciais na mesma zona da cidade das Caldas Rainha, é possível sentir um pouco do que é habitual nesta quadra especial. Com a presença do Pai Natal (ainda por cima caldense) e do presépio do senhor Américo Barros, o Natal “sabe” melhor!