Complexo do Alvito festeja o mês de Janeiro com várias iniciativas

0
554
- publicidade -
notícias das Caldas
A cake designer Teresa Henriques ensinou as crianças a fazer bolachas originais

O complexo escolar do Alvito está a desenvolver diversas actividades durante o mês de Janeiro com o objectivo de comemorar o feriado municipal de Óbidos.
No passado dia 17 de Janeiro, Dia de Santo Antão, a escola desenvolveu um workshop de Cake Design, dinamizado pela cake designer Teresa Henriques. Durante a tarde, as crianças do primeiro e segundo ciclo decoraram bolachas das mais diversas formas – onde não faltaram Mickeys e Hello Kittys – tendo por base as orientações da criativa.
Os pequenos “pasteleiros” trabalharam os biscoitos em massa pão e, depois de cozidos, foram logo saboreados.
Do programa de Janeiro fazem ainda parte as Doces Segundas-feiras, torneios desportivos (ténis de mesa e gira-volei) e o projecto “Tuna do Alvito”. Esta iniciativa teve início no dia 6, com o cantar das Janeiras.
“Deste modo pretende-se que a comunidade educativa estabeleça parcerias com os alunos no sentido de ajudar a desenvolver o projecto apresentado para o Complexo do Alvito”, refere a coordenadora do estabelecimento, Margarida Reis.
Estas iniciativas são organizadas em colaboração com a Associação de Pais de A-dos-Negros e Gaeiras.
Neste primeiro ano de existência, o complexo está a desenvolver o projecto que tem por tema “Viver melhor”, onde, além das crianças, conta com a participação activa dos encarregados de educação e comunidade envolvente. Entre os projectos estão a criação de espaços específicos para realizar diferentes actividades, jogos, a construção de uma quinta e uma horta, a Rádio Escola do Alvito, a realização de torneios e concursos, visitas de estudo, a dinamização de clubes (Património, Desporto Escolar, Som e Imagem), e a comemoração de datas importantes.

“O Caminho das Histórias” no Furadouro

Os animadores do complexo escolar do Furadouro (Amoreira) apresentam hoje (28 de Janeiro), às 21h00, a actividade “O Caminho das Histórias”, no âmbito do projecto Europeu “Contos do Caminho”. Esta iniciativa pretende fomentar os contos de tradição oral dos vários países europeus e obras de arte.
O projecto compreende o livro e a leitura, para além da salvaguarda do património, apoiando-se na palavra do contador, na imagem ilustrada, narração audiovisual e fotografia.
“Contos do Caminho” resulta de uma parceria entre Espanha, Portugal e França e pretende divulgar o lado cultural ligado aos percursos, nomeadamente os contos tradicionais das gentes que se cruzavam no caminho de Santiago.  É financiado pela União Europeia, entre outras entidades, e  organizado pelas editoras Bichinho de Conto (Portugal), La Compagnie Créative (França) e OQO (Espanha),  e pelo Museo Thyssen-Bornemisza, também espanhol. Nele colaboram ainda o Ministério da Cultura português e diversos museus, organismos públicos e autarquias dos três paises.

- publicidade -

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -