Complexo municipal das Caldas vai ter um passeio da fama do desporto

0
1293
Gazeta das Caldas - Complexo Desportivo
- publicidade -

O contributo que muitos caldenses têm dado nas mais diversas modalidades desportivas vai ser enaltecido no Passeio da Fama do Desporto. Ao longo dos mais de 500 metros do passeio entre o campo de rugby e as piscinas municipais (no complexo desportivo municipal) serão identificados esses “heróis” que se têm destacado a nível nacional e internacional. A proposta é da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e, de acordo com o presidente, Jorge Varela, o projeto será apresentado no Conselho Municipal do Desporto, que deverá voltar a reunir em janeiro, para recolher contributos de todos os parceiros.
“Queremos avançar o mais cedo possível”, diz o autarca, especificando que pretendem embutir no passeio caixas distanciadas, com uma tampa de vidro inquebrável. Dentro de cada uma das caixas será colocada uma medalha grande de cerâmica com o nome do homenageado e, possivelmente, um QR code com mais informação. Quem caminhar no passeio pode passar por cima das caixas (que deverão ser iluminadas com recurso a células fotovoltaicas) e ver as medalhas.
O processo de escolha dos laureados, deverá ser “o mais transparente possível”, pelo que Jorge Varela gostaria de contar com o apoio do Conselho Municipal do Desporto. No entanto, do ponto de vista do autarca, a lista deve iniciar-se pelos que já faleceram, dando como exemplo a inclusão de José Tanganho, vencedor da primeira volta a Portugal a cavalo.
Outro projeto que o executivo desta Junta quer concretizar em 2021 é a colocação de peças de arte pública nas entradas dos três bairros tradicionais de Santo Onofre (Ponte, Arneiros e Morenas), identificando o bairro em questão. Serão convidados três ceramistas para efetuarem esses trabalhos, “garantindo assim que o projeto “Entrada dos Bairros” honre a tradição cerâmica caldense”, salienta Jorge Varela. O processo de escolha deverá estar terminado no primeiro trimestre do ano para que as obras possam estar concluídas até ao verão. “A dimensão deve ser adequada aos locais de entrada dos bairros, mas terão de ser suficientemente grandes para cumprirem a sua missão informativa, ou seja, deverão identificar facilmente o bairro respetivo”, concretiza o autarca.
A Junta pretende ainda colocar mupis de grandes dimensões em vários locais da freguesia, com um mapa do território de um dos lados e os principais pontos de interesse do outro lado.
O orçamento para 2021 da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, no valor de 329,6 mil euros, foi aprovado na assembleia de 18 de dezembro, que teve lugar no salão do Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro.

- publicidade -