Conferência celebra 25 anos de trabalho em Peniche

0
313

“Contentores de transporte de preparados de peixe na Hispânia Romana – 25 anos do projeto de investigação da Olaria do Morraçal da Ajuda” é o mote da conferência que terá lugar a 3 de novembro em Peniche. Incluída no programa de “Novembro, Mês do Mar”, a iniciativa celebra os 25 anos da descoberta e da investigação arqueológica conduzida no Morraçal da Ajuda. Tendo em conta a relevância deste projeto de investigação no reconhecimento da identidade piscatória do concelho, esta conferência reúne “investigadores e académicos de Portugal e de Espanha, numa oportunidade de refletir e partilhar resultados de investigações sobre o tema da produção anfórica e transporte marítimo de preparados de peixe no contexto ibérico durante a época romana”, refere a autarquia em nota de imprensa.
A investigação arqueológica que se seguiu à identificação de estruturas de uma olaria romana num terreno propriedade do município de Peniche, promovida pelo município e desenvolvida por uma equipa liderada por Guilherme Cardoso, permitiu reconstruir uma vivência económica do território, então insular, ligada à produção de ânforas para o envase de preparados piscícolas locais, informa.
O evento, que irá decorrer no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, entre as 9h30 e as 18h00, é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 31 de outubro, devido à lotação da sala. A inscrição pode ser feita no site institucional do município de Peniche em www.cm-peniche.pt/p/inscricoes-25anos-morracal-ajuda. ■