Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 15:53
InícioSociedadeConvívio e feijoada juntam 1500 idosos na Expoeste

Convívio e feijoada juntam 1500 idosos na Expoeste

-

Almoço e festa são uma forma de agradecer aos mais velhos e também de lhes proporcionar um dia diferente de convívio e animação

No dia 11 de dezembro a Expoeste recebeu o já tradicional almoço de Natal dedicado aos utentes do Cartão Municipal do Idoso. Trata-se de um convívio que este ano juntou 1500 pessoas para degustarem uma feijoada e, depois, dançarem e conviverem pela tarde dentro.

Entre os presentes estavam cerca de 600 provenientes de IPSS e os restantes do Cartão Municipal do Idoso, bem como da Universidade Sénior e do Clube Sénior. Quando chegavam, os mais experientes caldenses tinham já à sua espera nas mesas umas fatias de bolo-rei, para ir entretendo a fome até chegar a sopa de legumes. Mas a grande estrela da ementa era a feijoada, com arroz branco, sendo que para a sobremesa havia este ano pudim. As sopas são trazidas pelas IPSS e a feijoada para 1500 pessoas foi confecionada pela ACDR Arneirense.

Ana Santos foi uma das responsáveis pela confeção, que necessitou do trabalho de uma equipa de cerca de 25 pessoas, ao longo de dois dias. No dia antes da festa passaram o dia a cortar e cozer as carnes e a cortar as couves. No próprio dia começaram a trabalhar às 7h00. Foram cozinhados 300 quilos de carne e 300 de feijão, com os enchidos e ainda 30 caixas de horta, entre outros ingredientes. “Gostamos sempre de fazer, ainda mais para os nossos idosos”, disse.

Nos discursos, todos deixaram os seus votos de feliz Natal. Carina Marques, que é diretora técnica do Centro Social N. Sra. Piedade, dos Vidais, e representante das IPSS do concelho, destacou o envolvimento entre as autarquias e instituições para proporcionar o evento. Já Ana Rita Leal, presidente da Junta do Carvalhal Benfeito, falou em nome dos presidentes de Junta e agradeceu o trabalho das IPSS, deixando ainda uma garantia aos mais velhos: a disponibilidade das autarquias para os ajudar.

A vereadora Conceição Henriques, destacou o trabalho de todos os envolvidos na organização, frisou que optaram por fazer as compras para o almoço localmente e que a Junta dos Vidais cedeu um presépio de grandes dimensões para decorar o espaço.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Costa, salientou a vertente solidária e humana do evento, lembrando a criação do mesmo, há cerca de 25 anos. No final, em jeito de brincadeira, deixou uma obrigação a todos os presentes: que para o próximo ano voltem a participar. Sugeriu ainda que, no próximo ano, quem não vem das instituições, possa ficar em mesas por freguesia.

Já o presidente da Câmara, Vítor Marques, agradeceu aos presentes pelo trabalho e pelo “contributo que deram para chegarmos hoje aqui e nos sentirmos felizes, com muita honra de fazermos parte do concelho”.

Questionada relativamente à sugestão de Fernando Costa de criar mesas dedicadas às freguesias, Conceição Henriques frisou que “a segregação não me parece, à partida”, o caminho, mas “eu não sou impositiva e, se o grupo de apoio à pessoa idosa entender que esse é o modelo, em conjunto, em diálogo, avaliando os prós e os contras, podemos ponderar”.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.