Corsos e tenda frente ao Mosteiro no Carnaval de Alcobaça

0
575

Na Benedita repete-se o corso nocturno (Foto de arquivo)

Em Alcobaça não haverá tolerância de ponto para os funcionários camarários, mas há festejos carnavalescos espalhados por diversas localidades do concelho. Seja à tarde, seja à noite, a palavra de ordem é para deixar as amarguras para trás e deixar que a diversão marque o ritmo dos próximos dias.

Folia & Algazarra na cidade

Na cidade de Alcobaça a Câmara Municipal volta a promover mais uma edição do Folia & Algazarra. Pelo terceiro ano, a envolvente do Mosteiro de Santa Maria acolhe uma tenda por onde se faz o Carnaval de miúdos e graúdos.
Para ontem, dia 16, estava prevista a realização do Carnaval Sénior, que todos os anos junta os munícipes mais velhos em alegre convívio. Hoje, sexta-feira, a manhã é dedicada aos alunos das escolas e jardins-de-infância e da parte da tarde saem à rua os utentes do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA).Até quarta-feira de cinzas a tenda promete ser, noite após noite, ponto de encontro de foliões, que terão à sua disposição diversos bares e tasquinhas e uma pista de dança. Quem vai marcar o ritmo da folia são os “Engenheiros do Samba”, que ali vão estar todas as noites, entre as 22h00 e as 4h00.
O tema que este ano dá mote ao concurso de máscaras é a Banda Desenhada, com prémios para “Melhor Máscara de Grupo BD Feminina” (dia 17), “Melhor Mascarado BD Super Heróis” (dia 18), “Grupo Mais Numeroso BD Europa” (dia 19), “Melhor Máscara BD Manga” (dia 20) e “Melhor Máscara Infantil BD” (dia 21). Na terça-feira Gorda a tarde é dedicada às crianças.
Os festejos em Alcobaça chegam ao fim na quarta-feira de cinzas com o tradicional Enterro do Entrudo, marcado para as 21h00.

Corsos nocturnos em São Martinho e Benedita

Em São Martinho do Porto é a Casa da Cultura José Bento da Silva que assume a organização do corso nocturno que sai à rua no sábado e na segunda-feira. Os foliões desfilam na Avenida Marginal a partir das 21h30 e depois do corso a festa prolonga-se na tenda instalada na Praça Engenheiro Frederico Ulrich, com baile.
Na Benedita a promessa é para muita animação no centro da vila, com mais um corso nocturno na noite de segunda-feira (20 de Fevereiro). Organizada pela Associação Beneditense de Cultura e Desporto (ABCD), a festa junta habitualmente centenas de foliões não só da freguesia, mas também de diversas localidades das redondezas. Os melhores grupos recebem os já tradicionais Cabés de Ouro, Prata e Bronze.
Quem quiser participar na festa basta inscrever-se até domingo na sede do ABCD ou através do telefone 969849010.

Domingo e terça-feira com corsos em várias freguesias
Seguindo a tradição de muitos anos, e apesar do governo não ter dado este ano a habitual tolerância de ponto para o dia de Entrudo, são muitas as localidades onde se mantêm inalterados os corsos de Carnaval nas tardes de domingo e terça-feira.
Em Pataias, optou-se este ano por entregar o reinado da festa a gente da terra. Rita Moleiro e João Vieira vão dar corpo ao casal real que encabeça os desfiles com início marcado para as 15h00. À mesma hora, e nos mesmos dias, arrancam em Maiorga os tradicionais corsos. Já no Vimeiro há corso apenas na tarde de domingo, dia 19.
Em Turquel mantém-se a tradição de sair à rua para desfilar nas tardes de domingo e terça-feira, e passar a noite nos bailes no Hóquei Clube de Turquel, com animação de Charanga Vicentina e Paulo Figueiredo. À 01h00 de domingo é Gi The DJ (made in) quem promete animar as hostes.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt