Criada a Associação dos Amigos do MNRL

0
445
Gazetad das Caldas
- publicidade -

A Associação dos Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche pretende valorizar e divulgar as atividades

Foi recentemente criada a Associação “Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche”. A principal finalidade “consiste em valorizar e divulgar, em colaboração com a direção do Museu, as suas atividades, tanto no país como no estrangeiro”.
O anúncio da criação foi feito por José Pedro Soares, coordenador da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a 27 de outubro, no 8º encontro de ex-presos políticos, familiares e amigos, democratas e antifascistas na Fortaleza. José Pedro Soares deu a conhecer às cerca de quatro centenas de sócios da URAP e convidados a “Proclamação-Manifesto” da Associação, bem como a Comissão Instaladora, composta por José Pedro Soares, Álvaro Pato, Adelaide Alves, Luís Farinha, Luís Raposo, Maria de los Angeles, Jaime Fernandes, Sofia Lisboa, Eduardo Batista, Inês Palma e Mariana Rocha.
“Aberta a todos os democratas e antifascistas que queiram associar-se, a Associação, em constituição pública, apela, através da sua Comissão Instaladora, a todos os concidadãos que contactem o núcleo de fundadores através do endereço associacaoamigosmnrlfortalezap@gmail.com, a fim de ser disponibilizada a ficha de inscrição”, explicam.
Recordando o esforço para “evitar que as instalações da sinistra prisão da PIDE fossem transformadas num hotel de luxo” e para erguer um local de memória, realçam que “há agora que insuflar-lhe vida, patrocinando o resgate das memórias de luta e de sofrimento, evocando momentos duros, mas também os momentos empolgantes da resistência ao fascismo e inscrevendo na vivência coletiva do povo os valores das lutas travadas pela democracia e pela libertação da opressão ditatorial”. ■

- publicidade -