Os organizadores da iniciativa antes de partirem para a entrega dos postais | F.F.

Jovens de Óbidos escreveram e ilustraram perto de um milhar de postais de Natal que pretendem levar algum conforto aos idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Óbidos foi o primeiro local de paragem. Seguiram-se os outros lares do concelho, centros de dia e os utentes do programa Melhor Idade, e a viagem só terminou quando foram entregues os envelopes com 973 postais de Natal, que serão depois entregues aos utentes.
Esta foi a forma que as paróquias de Óbidos, em colaboração com o município e Óbidos Jovem, encontraram para “levar um gesto de carinho às pessoas de mais idade”, que se encontram confinadas devido à pandemia.
O projeto “Estrelas de Natal” foi executado pelas crianças da catequese, cadetes dos bombeiros, voluntários das Gaeiras e do Vau, alunos do Agrupamento de Escolas de Óbidos e a comunidade em geral. A criatividade foi o critério para a elaboração dos postais, que vai de um simples desenho com a respetiva mensagem de conforto, ao uso de purpurinas, materiais reciclados como botões ou paus de gelado, a algodão, frutos secos e musgo natural.
A primeira experiência do género foi feita em A-dos-Negros, em que a catequese fez postais e um terço com castanhas para assinalar o Pão por Deus e ofereceu ao lar de idosos local. A resposta não se fez esperar por parte dos utentes, com manifestações de agradecimento. É esse efeito que agora querem replicar à escala concelhia, pois todos os postais estão identificados e há a possibilidade de resposta por parte de quem os recebe, possibilitando o contato intergeracional.
A Câmara de Óbidos tem a decorrer o projeto “Vamos conversar”, que adaptou ao Natal, partilhando as memórias dos mais idosos nas redes sociais. Também na passada sexta-feira arrancaram os mini concertos junto aos lares de idosos. Foram convidados todos os grupos musicais do concelho que animaram a população que não pode sair das instituições. ■