
Ordem do Trevo volta a desembrulhar sorrisos pelo nono ano. Iniciativa continua a crescer
O projeto Desembrulhar Sorrisos, da associação Ordem do Trevo, vai já para a 9.ª edição, este ano contando com o maior número de parceiros desde que a iniciativa teve início, anunciou o dirigente associativo, José Viegas, na apresentação da campanha, decorrida na sede da ACCCRO, a 15 de novembro.
Também nesse dia teve início a recolha de brinquedos, livros ou agasalhos “novos”, que culmina a 15 de dezembro, pois, no dia 16, às 15h00, terá lugar, na Expoeste, a festa de Natal durante a qual o Pai Natal vai distribuir os presentes às 91 crianças apoiadas pela Ordem do Trevo e às referenciadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença, num total de cerca de 120 a 130 crianças, até aos 14 anos.
“No final, faremos a distribuição de alguns destes presentes pela pediatria do Hospital das Caldas, como já tem sido hábito, e também pelas escolas primárias e jardins de infância do concelho. Penso que poderemos atingir cerca de 300 a 400 crianças”, esclareceu José Viegas.
“Os brinquedos são entregues às crianças até aos 12 anos, contudo, temos crianças com 13 e 14 anos a quem não podemos dispensar dar um miminho, e será sempre bom termos um agasalho, como um cachecol, umas luvas ou um gorro, que possamos entregar a essas crianças, que já não querem brinquedos e assim, pelo menos, passam um Natal mais quentinho”, explicou ainda.
Presenças confirmadas na festa de Natal são as crianças da EB de Santo Onofre, que voltarão a presentear a plateia com cânticos, e este ano também a ETEO se junta à animação, para fazer pinturas faciais e outras atividades dirigidas aos pequenos. O ginásio Balance, que é um novo parceiro, irá dinamizar uma aula de ginástica para as crianças durante o espetáculo. No final, há um grande lanche, no qual não faltará a comida chinesa cozinhada pela OICV. Já as Milky Angels estão a fazer um apelo à comunidade com o fito de angariar brinquedos a entregar à OT.
Após a festa, decorrerá ainda a entrega dos cabazes de Natal às 65 famílias apoiadas.
O Comboio de Natal voltará a rumar à Expoeste, partindo da Praça da Câmara e realizando uma volta pela cidade, sem paragens.
Este ano, não haverá concurso para a melhor caixa dos estabelecimentos que são pontos de recolha.

A Caixa de Crédito Agrícola, que já é parceira habitual da iniciativa, com as duas agências urbanas nas Caldas, assinalou a abertura da sua caixa, no dia 16. A ela juntam-se 23 parceiros, até à data desta segunda-feira (face a nove em 2022), entre os quais a Gazeta das Caldas. ■