Designer caldense funda associação sustentável

0
447
A associação “Between Parallels” - que congrega marcas sustentáveis - deu-se a conhecer na feira do têxtil, Motíssimo

Daniela Pais, a criadora da Elementum, é co-fundadora de uma associação dedicada ao design sustentável luso

É a partir do seu ateliê nas Caldas da Rainha que Daniela Pais cria coleções de moda sustentável da marca Elementum desde há quatro anos. A caldense vende na Loja do Sr. Jacinto e produz peças que têm mais do que uma função, tendo participado ativamente na criação de uma nova associação voltada para o design sustentável.
A autora cria camisolas de malha que podem ser túnicas ou camiseiros que são também vestidos. Também produz casacos e calças, tudo em materiais naturais. Vende as peças, sobretudo, para lojas da Alemanha, Áustria e Suíça, Canadá e Espanha, países onde há maior sensibilização para a sustentabilidade.
A Elementum marca presença em eventos internacionais e foi em 2019 que, em conversa com outros autores portugueses, surgiu a ideia de criar uma associação exclusivamente voltada para o design sustentável. A escritura da Between Parallels foi assinada em janeiro de 2020 e já foi possível uma presença conjunta na Motíssimo, feira têxtil portuguesa de cariz internacional.
No stand foram apresentados os associados co-fundadores, onde se inclui Daniela Pais e mais dezena e meia de designers e marcas.
“Destacámo-nos pela variedade e qualidade dos produtos”, disse a antiga vencedora do Prémio Nacional de Design, explicando que já abriram portas a novos membros.
Presentes na associação estão já autores das áreas do vestuário, joalharia, sapatos, malas e da arquitetura paisagista. “E há ceramistas entre os novos associados”, contou Daniela Pais que, neste momento, faz parte do Conselho Consultivo da Between Parallels.
A associação funciona por quotas e tem por fim promover, organizar e desenvolver atividades e eventos com finalidades formativas para os seus associados. Defende os interesses dos associados e apoia a presença em iniciativas internacionais, sempre a favor do design e do desenvolvimento sustentável. “Estamos a preparar a presença como associação no próximo evento de moda de Frankfurt”, explicou a designer, referindo que faz sentido que haja cooperação entre estas marcas. “No fundo, formalizámos uma estrutura, pois o apoio entre nós já acontecia informalmente”, referiu à Gazeta.
No ateliê no Avenal, a designer recebe estagiários que vêm realizar Erasmus na sua marca. Os últimos foram um fotógrafo e uma designer têxtil, oriundos da República Checa e da Eslovénia, respetivamente. Também acolheu uma búlgara que fez vários trabalhos sobre as Caldas.
Entretanto, a Elementum tem pronta a nova coleção de roupa de Primavera que será lançada em breve. E tem, também, um conjunto de colares que são tricotados à mão, e que incluem tecidos reaproveitados. ■

 

Perfil

Daniela Pais
Designer de moda

Daniela Pais, 42 anos, licenciou-se em 2002 pelo departamento de Moda da Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Nesse ano foi co-fundadora da Krv Kurva onde desenvolveu a mala La.Ga, ícone de renome do design contemporâneo português que lhe valeu o Prémio Nacional de Design. Estudou Design Sustentável e Social no programa de mestrado da Academia de Design de Eindhoven em 2005. Três anos depois fundou a marca própria, Elementum. ■