Dia do Diploma distinguiu alunos finalistas de Óbidos

0
349
Os jovens que receberam o diploma, juntamente com representantes do agrupamento e da autarquia de Óbidos

Iniciativa preparada, pela primeira vez, em conjunto entre o agrupamento de escolas e o Rotary Clube de Óbidos

A gala do Dia do Diploma, que reconhece a dedicação e excelência dos mais jovens, mas também dos profissionais que trabalham para um serviço público de qualidade, realizou-se na noite de 17 de novembro, em Óbidos. Este ano, e pela primeira vez, saiu da escola e decorreu no auditório da Casa da Música, numa organização conjunta entre o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e o Rotary Clube de Óbidos, homenageando mais de duas dezenas de alunos que terminaram o ensino secundário no ano letivo passado. Momentos de música, dança e poesia, interpretados pelos alunos do agrupamento, animaram a gala, que contou com a apresentação do professor José Nascimento e teve como um dos momentos altos a homenagem à professora Isabel Araújo, que se reformou recentemente depois de décadas ao serviço do ensino, algumas delas com a Educação de Adultos.
O Rotary Clube de Óbidos atribuiu duas distinções de mérito aos melhores alunos do ano letivo passado, Beatriz Correia e Tomás Filipe, com o apoio da Multiverde.
José Santos, reeleito no dia antes para o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, destacou a importância do evento. “Estar aqui hoje dá-nos uma sensação de dever cumprido e que nós, escola e comunidade, tudo fizemos para os preparar para o que aí vem”, disse, lembrando aos jovens que os ensinamentos que tiveram na escola serão importantes no seu percurso. Num discurso motivador, prestou homenagem aos alunos e salientou que este é o “começo para enveredar por novos caminhos”.
Também a presidente do Rotary Clube de Óbidos, Adélia Belo, salientou que o evento pretende reconhecer o conhecimento mas também o “caráter, dedicação e perseverança que cada um de vós demonstrou. O verdadeiro mérito vai além das notas, é a combinação da inteligência, ética de trabalho e compaixão, que molda líderes e cidadãos”. A sua companheira do Rotary do Bombarral, Cristina Teotónio, enalteceu a envolvência dos parceiros para a concretização do evento, realçando o valor do trabalho conjunto. Dirigindo-se aos alunos, a médica salientou que “mérito não é só ter boas notas, consegue-se através das nossas ações no dia a dia, de sabermos que ao nosso lado estão pessoas que precisam da nossa ajuda e que devemos sempre tentar ser úteis”.
A vereadora da Educação, Margarida Reis, e o presidente da Câmara, Filipe Daniel, mostraram a disponibilidade para continuar a ajudar o agrupamento e realçaram o trabalho dos alunos e comunidade educativa. Também presente, Pedro Damião, representante da DGEST, desafiou os jovens a realizarem-se pessoalmente e “não à luz daquilo é o sucesso pelos olhos dos outros”. ■