Cerca de uma centena de idosos e 30 crianças participaram nas comemorações do Dia dos Avós, a 26 de Julho, promovidas pela Câmara do Cadaval no pavilhão Augusto Simões.
O principal objectivo foi proporcionar aos utentes das instituições sociais locais e a um grupo de crianças do concelho, uma tarde de partilha entre “avós e netos”, onde não faltaram os contos tradicionais, as canções populares e exibições teatrais, entre outros motivos de convívio entre gerações.
A celebração do Dia Mundial dos Avós no Cadaval foi enquadrada na parceria “Envelhecer Vivendo”, que engloba diversas atividades anuais de organização conjunta entre o município e as instituições particulares de solidariedade social.
As crianças participantes na iniciativa eram oriundas do ATL de Interrupção Lectiva do Centro Escolar do Cadaval.
O Centro Social Paroquial de Lamas dinamizou a actividade “Ginástica com movimento”. Seguiu-se a exibição teatral do grupo infantil de ATL, baseada em dois contos tradicionais portugueses – “O macaco do rabo cortado” e “Vem aí o Zé das Moscas”.
Os idosos do Centro de Dia da Dagorda interpretaram uma rapsódia de canções tradicionais portuguesas e declamaram poesia. A festa prosseguiu com a exibição de uma pequena peça teatral pelos utentes da Associação de Solidariedade Montejunto.
Os seniores da Misericórdia do Cadaval captaram a atenção dos mais novos com um conjunto de típicas lengalengas, enquanto a Cáritas do Vilar preferiu animar os participantes com uma sessão de movimentos acompanhada com música.
Coube ao Campus Social do Olival fechar as apresentações, com a interpretação de uma canção e de uma história tradicional.
No final, houve ainda uma troca de lembranças entre crianças e idosos, e um lanche.
P.A.