A Infancoop é a primeira instituição de ensino no distrito de Leiria a obter dois certificados de gestão da qualidade, que lhe dão o reconhecimento de instituição de excelência na área da educação e do apoio à infância.
A cooperativa de pais possui agora certificação do sistema de gestão implementado para creche, pré-escolar e primeiro ciclo/ATL e uma outra para creche, atribuído pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação.
A entrega dos certificados ocorreu no passado dia 27 de Julho, na presença de diversas entidades e dos pais que ali têm as suas crianças.
Para a direcção da Infancoop, esta certificação é o resultado de um trabalho de equipa e da capacidade de ultrapassar vários desafios. A presidente da direcção desta instituição, Mónica Baptista, destacou que o sistema de gestão da qualidade (uma das certificações que obtiveram) é uma “óptima ferramenta de desempenho para as instituições” pois podem assim medir, controlar e actuar preventivamente em quase tudo o que fazem.
Também presente na cerimónia, Ricardo Marques, da direcção da APCER, destacou que este reconhecimento é uma mais valia para a instituição, mas lembrou que a sua obtenção não é um fim em si, mas o princípio de uma “melhoria contínua”.
Eduardo Mourinha, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) salientou que este reconhecimento permite aos pais terem mais garantias que os seus filhos são bem tratados, “dentro das normas que regem esta certificação”. Por outro lado, realçou que se trata de um investimento grande por parte das instituições e que nem todas têm capacidade para o fazer. No caso da Infancoop, a verba dispendida no processo de certificação foi de cerca de 10 mil euros.
Eduardo Mourinha alertou ainda para o facto de a instituição passar a ter mais pessoas a procurá-la, pois “os pais querem colocar os filhos em estabelecimentos certificados”.
No último ano lectivo frequentaram a Infancoop 246 crianças, das quais 86 estão na valência de creche, 92 em jardim de infância e 68 no primeiro ciclo/ATL. Para Setembro são esperadas 255 crianças para frequentar as mesmas valências.
Actualmente já estão fechadas as inscrições para creche, jardim de infância e 1º ano do primeiro ciclo. No entanto, ainda há vagas para o 2º ano (duas), 3º ano (uma) e 4º ano (três).
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt