Diminuição do valor da água para empresas contestado em Óbidos

0
386

Os vereadores do PS em Óbidos criticam a aprovação, por parte da maioria PSD, da redução do preço da água para empresas, sem que o mesmo tenha acontecido para as famílias.
Os vereadores Vítor Rodrigues, Ana Sousa e Paulo Gonçalves justificam o voto contra com o facto de a proposta de diminuição dos custos da água, saneamento e resíduos para as empresas não estar acompanhada por um estudo da diminuição dos escalões, o valor atual e a proposta de alteração, e qual o impacto no orçamento da autarquia. Lembram que o tarifário é do início deste ano e que desde maio as empresas estão a beneficiar de descontos devido a medidas tomadas no âmbito da pandemia. Pedem, por isso, que a fatura também seja reduzida para todas as famílias, justificando que “todos necessitam de apoio”.
O presidente da Câmara justifica que esta proposta dá “cobertura legal a uma medida que já estava em vigor” e dá nota que a maioria das empresas estão ligadas ao turismo e a sofrer dificuldades. Já em relação às famílias, a cobertura legal “virá a caminho” por decreto-lei. No entanto, e de acordo com Humberto Marques, a famílias do 4º e 5º escalões (que serão os reduzidos) representam 1,8% do todo dos contadores e registando-se o “aumento de consumo duas vezes por ano, nos meses de verão, para utilização nos jardins e piscinas”.